terça-feira, 18 de agosto de 2009

8 anos e anoréxica

Ontem (17/08/09) assisti a um programa que muito me fez pensar sobre os hábitos alimentares de hoje em dia. O programa se chama: 8 anos e anoréxica, que passa no canal a cabo Discovery Home and Health. Me desculpe a minha ignorância, mas eu nunca havia ouvido falar sobre uma criança ter anoxeria. Não sabia que esta doença pode ser desenvolvida tão cedo. Foi uma surpresa desagradável! E o que mais me fez pensar, é que a mãe da menina, disse que ela adquiriu o hábito de não comer mais, assistindo a um programa americano que incentivava as pessoas a seguir uma dieta rígida de baixas calorias. A menina foi a cada dia comendo menos, e foi internada em uma clínica para quem tem este tipo de doença. Nesta clínica, havia meninas de 12, 13 , 16 anos...meu Deus!!
Em contra partida, outro programa que passa no mesmo canal e se chama: Medicina de Peso, trata de pessoas obesas. Trata das cirurgias para obesidade. Que contraste!

Com a procura cada vez mais desenfreada por um corpo perfeito, muitas pessoas acabam por, ao invés de ter saúde, adquirir: manias, traumas, depressão, etc
Mais do que um acompanhamento médico, é preciso acompanhamento emocional. Pois muitas vezes a obesidade ou a anorexia, vem de um trauma passado, um acontecimento na vida da pessoa que a levou a uma destas doenças.

Aí entra a o equilibrio, tanto emocional, como espiritual, porque sabemos que os dois andam juntos.

Bye