sábado, 28 de novembro de 2009

Abraão: Nosso Pai da Fé 13



DEUS FAZ ALIANÇA COM ABRAÃO

Enquanto Ló seguiu para as campinas do Jordão, Abraão foi habitar na terra de Canaã. Lá o Senhor lhe apareceu e disse:

"Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente: porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre (...) Levanta-te. percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura, porque eu ta darei." Gênesis 13.14-17

Sob as ordens do Senhor, Abraão agora tinha de olhar para o Norte, para o Sul, para o Oriente e o Ocidente. Mas sua visão física estava apoiada na visão da fé, a espiritual, naturalmente. Obedecendo à Palavra de Deus, Abraão mudou as suas tendas e foi habitar nos carvalhais de Manre, junto a Hebrom e ali levantou um altar ao Senhor (Gênesis 13.18). A palavra manre significa riqueza e a palavra hebrom, comunhão. Os carvalhais de Manre, junto a Hebrom, representam o Jardim do Éden, ou Jardim de Deus, pois é o lugar da riqueza e da comunhão com Deus. Tão importante era este lugar que Abraão construiu um altar ao Senhor ali e ofereceu sacrifícios. Além disso, preparou ali a sua sepultura e a de Sara. Ouvindo Abraão que seu sobrinho Ló fora levado cativo com sua família e bens, imediatamente reuniu trezentos e dezoito homens dos mais capazes, "nascidos em sua casa" (Gênesis 14.14), perseguiu e alcançou os quatro reis aliados. Salvou Ló e toda a sua família, recuperou seus bens e ainda libertou os cinco reis que estavam também prisioneiros. O conforto divino foi extraordinário para Abraão naqueles momentos. Mesmo assim, ele se sentia aflito por não ter herdeiro. E pela primeira vez, desde o dia de sua chamada, Abraão ousou se dirigir ao Senhor em tom de reclamação. Até aqui ele só ouvia Deus falar, mas diante do aperto da alma, desabafou: "Senhor Deus. que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?" (Gênesis 15.2).
Dez anos haviam se passado desde a sua saída de Ur, com a promessa divina no coração, na fé de um dia poder abraçar seu próprio filho com Sara. E isto ainda não tinha se cumprido. Até este momento, Abraão tinha ouvido muitas promessas de Deus, mas nenhum sinal concreto delas; e Ele sabia disso. Ele também sabia que Abraão queria mais do que palavras. Sim, ele queria mesmo um sinal de que tomaria posse daquela terra! O sinal de que Deus iria cumprir todas as Suas promessas feitas a Abraão foi a aliança feita por meio do sacrifício, pois este é a materialização da fé. Abraão havia materializado a sua fé em Deus, sacrificando sua terra, sua parentela e a casa de seu pai, ao obedecer à Sua Palavra, partindo para uma terra indefinida.

Exertos do livro: A Fé de Abraão - Edir Macedo