domingo, 22 de novembro de 2009

Abraão - Nosso Pai da Fé 5



As promessas que o Senhor fez a Abraão eram sobremodo grandes, muito além do que ele podia imaginar. Ele não tinha nem idéia da grandeza e extensão delas, mas com certeza ter um filho com Sara era sua idéia fixa. Vejamos cada uma dessas promessas:

"DE TI FAREI UMA GRANDE NAÇÃO" - Mas, como fazer uma grande nação de alguém fiel a uma única mulher, sendo esta estéril?
Pergunta semelhante é feita no dia-a-dia, quando uma pessoa se depara com um problema insolúvel, ou uma doença incurável, quando os exames médicos e os profissionais da Ciência afirmam não haver nenhuma chance. Do ponto de vista humano, a solução pode parecer absolutamente impossível, mas aos olhos de Deus, nada é impossível! Abraão acreditou na Palavra de Deus e agiu a sua crença de forma prática, e não teórica, como muitos que se dizem cristãos.
Aí está o grande conflito entre a fé e a razão; entre a fé na Palavra de Deus e a fé na palavra da Ciência. Se, por um lado, temos a Ciência afirmando categoricamente não haver saída, por outro temos a Palavra de Deus, que garante: "Eu sou o Senhor, que te sara" (Êxodo 15.26).
O que fazer então? A solução para a pessoa que se encontra entre uma e outra palavra vai depender da atitude de fé que tomar. Se ela se lançar sobre a Palavra de Deus mas deixar uma dúvida no coração, por menor que seja, nada vai acontecer! Se, porém, ela simplesmente se jogar de corpo, alma e espírito sobre a promessa de Deus, a cura acontecerá. Tem de acontecer!
A primeira grande promessa feita a Abraão não foi lhe dar uma grande nação, mas fazer surgir dele uma grande nação! É exatamente o mesmo que Deus deseja fazer de cada um de nós.
Os que pensam que a grande nação gerada de Abraão é Israel estão muito enganados. A nação surgida dele não tem fronteiras. É como o Senhor mesmo disse: "...de ti farei uma grande nação" (Gênesis 12.2).
Será que Israel poderia ser essa grande nação? Claro que não! Na realidade, a grande nação gerada de Abraão é o Reino de Deus! Por meio dele, Deus construiu a nação de Israel; de Israel veio o Seu Filho amado, que restabeleceu o Reino de Deus neste mundo. Não podemos esquecer que Adão tinha o controle de tudo aqui na Terra; ele era a autoridade de Deus aqui no mundo. O diabo, por sua vez, já existia, mas não tinha nenhuma ingerência na Terra, nenhum poder sobre ela. O planeta tinha paz absoluta. Até os animais selvagens se alimentavam de ervas, porque a morte não existia. E, não existindo a morte, os animais mais frágeis não serviam de alimento para os mais fortes. Ao se submeter à palavra do diabo, Adão desconsiderou a de Deus. Com isso, o seu domínio e autoridade passaram a pertencer ao diabo.

Trechos do livro: A Fé de Abraão - Edir Macedo