quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Rede de TV americana diz que apagão no Brasil foi causado por hacker




Imagem UOL








Ex-chefe da inteligência dos EUA diz acreditar que algo semelhante pode acontecer por lá
Do R7, com France Presse

A rede de televisão americana CBS atribuiu os dois apagões elétricos que afetaram milhões de brasileiros em 2005 e 2007 a ataques de hackers contra os sistemas de controle da rede de fornecimento. A informação foi veiculada no programa 60 Minutes da emissora.

Confira também

O programa indicou que o apagão de 2007 no Espírito Santo, que prejudicou mais de 3 milhões de pessoas, e o apagão de 2005 no Rio de Janeiro foram causados por hackers. O programa revela informações colhidas em uma investigação sobre a ameaça de ataques virtuais nos Estados Unidos.
O ex-chefe da inteligência americana Mike McConnell declarou ao 60 Minutes que acredita na possibilidade de um ataque semelhante nos Estados Unidos. Se um grupo de hackers conseguir se inflitrar no sistema elétrico americano, "os Estados Unidos não estarão preparados para enfrentar semelhante ataque", estimou.
Apenas em 2009, os sites da Casa Branca, do Departamento de Estado e do Pentágono já foram alvo de ataques, em meio a suspeitas de que a Coreia do Norte fosse um dos responsáveis.
A Coreia do Sul e os EUA fecharam em maio um acordo de cooperação para combater ataques virtuais contra seus sistemas de defesa.
Jim Lewis, diretor do Center for Strategic and International Studies, disse ao programa que a segurança virtual dos Estados Unidos tem sido atacada a partir de outros países com frequência nos últimos anos, incluindo o comando das guerras no Afeganistão e no Iraque.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Fonte: R7