quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Não faz tanto tempo assim...

Há um tempo atrás, era comum vermos no ônibus, na rua, por aí... Os jovens com fones de ouvidos, curtindo um som pelo "walkman". Isso mesmo walkman, você nem sabe o que é isso?
Era feio, confesso! E grande!! rs
Mas, eu nunca vi uma pessoa que não fosse jovem usando um destes. Era um player de fita cassete! rs
Também nunca ouviu falar? ai..ai..ai..
Bom, vamos então pedir uma ajuda para a enciclopédia virtual Wikipédia:
Walkman® é uma marca registrada e pertence à Sony Corporation. É uma marca popular de uma série de tocadores ou leitores de áudio portáteis pertencente à Sony. O termo Walkman também é utilizado para se referir a aparelhos portáteis similares de reprodução de áudio estéreo de outros fabricantes. Com sua chegada, costuma-se dizer que mudaram os hábitos musicais, uma vez que cada pessoa pode carregar e ouvir seus sons preferidos e, principalmente, sem incomodar outras pessoas.

Você deve estar pensando: Ah! É como o Ipod ou Mp3. Sim! É verdade, mas com pouquíssima capacidade de armazenamento. E era muito grande. Voltemos a Wikipédia:

O Walkman original foi criado em 1979 no Japão e levava o nome de Soundabout, no exterior. Foi criado pelo coordenador do setor de áudio da Sony Nobutoshi Kihara para um dos sócios da empresa, Akio Morita, que queria escutar ópera durante seu trabalho desgastante. Morita teria odiado o nome Walkman e pediu para ser alterado. Mas uma campanha de divulgação com o nome Walkman já tinha sido iniciada e alterá-lo sairia demasiado caro.
Quando o primeiro aparelho ficou pronto, em abril de 1979, os vendedores não ficaram muito entusiasmados com a idéia e afirmaram que o Walkman venderia pouco. Akio Morita que acreditava no novo produto, então, propôs um desafio: se o Walkman não vendesse pelo menos 100 mil de unidades em seus dois primeiros anos de mercado, ele renunciaria à presidência da Sony. Akio ganhou a aposta e naquele período cerca de 1,5 milhões de tocadores de áudio Walkman foram vendidos.

Puxa!!! Você novamente deve estar pensando: Foi um fenômeno de vendas! E foi mesmo.
Conto mais no próximo post.