quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Servir naturalmente por amor

Deus vê o nosso coração, a nossa vida. Quando fazemos algo por obrigação, todo o propósito se dilui. Mas quando o nosso coração está inundado de amor, como tudo se torna diferente! Quando Paulo escrevia a sua carta para Filemom, houve um momento em que ele dissera:

“Nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade.” (Filemom 14.)

Muitos dos que assistem nas igrejas não entendem o significado disso. Alguns acham que devem servir a Deus com medo do castigo, mas não é assim. Aquele que trabalha simplesmente em busca do salário no final do mês é um péssimo funcionário. Mas aquele que trabalha porque ama o trabalho é tão diferente! O salário é importante, mas ele não é tudo. Nós amamos o Senhor, mas não é por causa do céu, ainda que o céu venha como recompensa. Nós o amamos porque mesmo que não existisse céu, seria céu aqui amar o Senhor.

“Ao saírem, encontraram um cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a carregar-lhe a cruz.” Mateus 27:32

A cruz que temos que levar hoje não é mais aquela cruz natural, física, que o cireneu carregara. Mas hoje nos é pedido que carreguemos a cruz de Cristo. Foi o próprio Jesus quem dissera:
“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16.24).
A cruz de Jesus é que faz toda a diferença em nossa vida. Ela é, a um só tempo, morte e vida.

E a pergunta que eu deixo com vocês é essa:
“Você tem tomado a cruz ou alguém o tem obrigado a carregá-la?”

Dependendo da sua resposta, você poderá determinar se está servindo a Deus por amor ou por obrigação. Nós não podemos esconder o fato de que muito que servem ao Senhor, na igreja, o fazem simplesmente por obrigação. Quantos têm o privilégio de serem servos de Jesus, mas estão sempre correndo de um lado para o outro, procurando agradar mais aos homens do que a Jesus?!
Simão, o cireneu, foi obrigado a carregar a cruz de Jesus, e por essa razão, não recebeu aquela palavra confortadora do Filho Deus. Deus não aceita nada forçado. Ou você o serve por obediência e amor ou então não adianta carregar a cruz. Jesus disse que quando tomamos o seu fardo, ele se torna leve, mas quando esse fardo é imposto sobre nós, quando o carregamos por obrigação, Deus tira o seu apoio, o que faz com que ele fique muito pesado. A nossa oração é para que o Espírito Santo esclareça a você sobre a maneira certa de servir a Deus, não como fizera Simão, o cireneu.

Tome você mesmo a cruz. Escolha carregá-la por amor.

Trechos do livro "Vale a Pena Ser Diferente" Pastor Marcio Valadão