segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sony Ericsson Xperia X10

Sony Ericsson Xperia X10 - 284px
Primeiro smartphone Android da Sony chama a atenção com processador de 1 GHz, câmera de 8.1 MP e tela de 4 polegadas, mas problemas com software desapontam
Os vídeos do Sony Ericsson Xperia X10 e sua suave e elegante interface já são conhecidos na internet, bem como suas especificações técnicas impressionantes, que incluem uma tela de 4 polegadas, um processador Spandragon e uma câmera de 8.1 MP.
Design elegante
O design do X10 é inconfundivelmente Sony: como seu irmão Xperia X1 (baseado no sistema operacional Windows Mobile), este aparelho tem um perfil esquio que chama a atenção, um corpo com curvas elegantes e um esquema de cor em preto e cromo elegante. Medindo 11.9 x 6.3 x 1.2 cm o X10 é ligeiramente maior que a maioria dos outros smartphones (como o Nexus One, por exemplo) e é um pouco “desajeitado” nas mãos. O peso é de 136 gramas. 


Xperia X10: imponente e com design tipicamente "Sony

Três botões físicos - Menu, Home e Back - ficam logo abaixo da tela. Embora eles sejam fáceis de pressionar, não são sensíveis ao toque. Ocupando o topo do X10 estão um conector para fones de ouvido (com plugue de 3.5mm padrão), uma porta mini USB e o botão de força. O botão da câmera e o controle de zoom digital e volume ficam na lateral direita.

O motivo do X10 ser maior que a média é sua tela de 4 polegadas com resolução de 480 x 854 pixels (WVGA), que é maior que as telas de aparelhos como o Nexus One e o Motorola Droid (3.7 polegadas), ou o iPhone 3GS (3.5 polegadas). Apesar da beleza, a tela nem sempre respondeu como gostaria.
 Android à moda Sony Ericsson
Assim como a Motorola e a HTC, a Sony Ericsson desenvolveu sua interface gráfica proprietária (chamada UX, de User eXperience, e conhecida pelo codinome “Rachael”) que roda sobre o Android. A empresa anunciou às vésperas do Mobile World Congress em Barcelona que tanto o X10 quanto seu irmão menor, o X10 Mini, seriam lançados com o Android 1.6, mas que eventualmente poderiam ser atualizados. A explicação completa pode ser lida no blog de produtos da Sony Ericsson.

Felizmente, a UX tem algumas melhorias úteis em relação ao Android 1.6. Similar aos widgets do MOTOBLUR, encontrado em smartphones da Motorola, o aplicativo Timescape gerencia a comunicação com seus contatos através de múltiplas contas de e-mail e redes sociais. Mas em vez de mostrar uma maçante lista de contatos, o Timescape mostra seu histórico de atualizações no que chama de “Splines”, uma pilha de cartões em 3D com as mensagens deixadas por seus amigos.
Para organizar suas músicas e vídeos, o UX tem um recurso chamado de Mediascape, uma mudança bem-vinda em relação ao media player sem graça do Android. Quando é aberto, o Mediascape mostra as faixas tocadas mais recentemente e também suas faixas favoritas. O programa também mostra as capas dos álbuns, e oferece vários modos para navegar pela coleção e reproduzir músicas.

O UX também suporta a tecnologia de reconhecimento de faces. Em teoria este é um recurso muito legal: tire uma foto de um amigo, identifique-o e deixe a UX armazená-la. Da próxima vez em que você tirar uma foto da mesma pessoa, a UX vai reconhecer o rosto e identificá-lo automaticamente. O recurso também permite que você telefone para uma pessoa, simplesmente tocando seu rosto em uma foto.

Soberba câmera de 8 MP
A câmera de 8.1 MP com flash LED do X10 é campeã. A interface é intuitiva e vem com um punhado de recursos úteis como “toque para focar” e detecção de sorrisos. Fotos recentes aparecem em uma faixa no rodapé da tela, então você pode facilmente revê-las ou apagá-las.  Como outros smartphones Android, o X10 permite o envio de fotos para o Facebook, Picasa e Flickr diretamente do aparelho e de forma fácil.
O X10 grava imagens em resolução WVGA (854 x 480 pixels) a 30 quadros por segundo.
Desempenho inconsistente
O X10 realmente brilha no acesso à web, graças ao seu processador Snapdragon de 1 GHz. Páginas cheias de imagens carregaram rapidamente, e a rolagem suave das páginas combinada à tela de 4 polegadas colocam o X10 a par com o iPhone 3GS e Nexus One nesta categoria.

O Sony Ericsson Xperia X10 tem um monte de recursos legais, mas os probleminhas encontrados durante o teste me deixaram com um ligeiro pé atrás. O preço é um tanto salgado (R$ 1.999 no Brasil, sem subsídios do fabricante), mas justo considerando a configuração e recursos. Só esperamos que a Sony anuncie uma atualização para o Android 2.0 logo. 
Ginny Mies
24-06-2010
PCWorld/EUA