quarta-feira, 16 de junho de 2010

Tratamentos de cicatrizes de Acne

Existe uma série de tratamentos para as cicatrizes da acne, uma vez que existe uma grande variedade de tipos de cicatrizes que podem ficar no rosto após a cura de uma acne mais grave. Por esse motivo o tratamento das cicatrizes de acne não é fácil. As cicatrizes de acne são classificadas de acordo com as suas características e gravidade..

 
Classificação Grau I – Macular.
São uma espécie de mancha lisa na pele que pode ser vermelhas, mais clara ou mais escura do que a pele do paciente, mas não apresentam relevo. Podem ser vistas de distâncias variadas dependendo do seu tamanho.

Grau II – Leve.
São lesões com relevo formando depressões ou elevações na pele e que em geral não são percebidas há uma distância superior a 50 cm que são facilmente disfarçadas com maquiagem ou com a barba em homens, mas quando o nédico examina a pele ainda fica lisa ao esticarmos as extremidades da cicatriz.

Grau III - Moderada.
São lesões com relevo maiores, podem ser vistas a distâncias superiores a 50 cm e não são facilmente encobertas com a barba ou com a maquiagem.

Grau IV – Grave.

São lesões óbvias mesmo a mais de 50 cm de distância, não são bem disfarçadas com barba ou maquiagem e a pele não fica lisa mesmo sendo esticada no exame.

Tratamento Grau I
Os tratamentos mais usados para esse tipo de cicatriz são os cremes, peeling leves, microdermoabrasão (peeling mecânico como o de cristal), laser ou luz intensa pulsada.

O laser é mais usado nas lesões avermelhadas. As cicatrizes escuras e planas são em geral tratadas com os ingredientes clareadores e estimuladores da renovação celular como ácido retinóico, hidroquinona, ácido kójico ou ácido azeláico.

Peelings de ácido glicólico também podem fazer parte do tratamento desse tipo de marca e ocasionalmente laser.

Já as manchas mais claras do que a tonalidade da pele são mais difíceis de serem tratadas. Já foi tentado fazer pequenas agressões na pele, como usar a agulha de tatuagem sem a tinta, para estimular a produção de melanina, mas o resultado não é muito bom.

A escolha de um peeling escamativo é uma ótima opção.


Sandaly - Bióloga, Cosmetologista, Pós-Graduada em análises clínicas, Esteticista,Terapeuta Ortomolecular, Corporal e floral. Tel 11 2406.2703 • 9155.9721, e-mail: floral_astral@hotmail.com



Fonte: Belezain