segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A oração de Rute



A situação: Quando Belém passava por uma fome, Elimeleque saiu para as terras de Moabe para tentar a sorte naquele lugar, porém, veio a morrer e também seus dois filhos, ficando Noemi com suas noras. Quando Noemi ouve falar, que em Belém havia abundância de pão, ela voltou com a sua nora Rute. Durante dez anos ela viveu em outras terras  eram só elas duas, ninguém para trabalhar, não havia homem na casa, as duas eram completamente dependente das misericórdias de Deus, certamente as duas oravam, Deus supria as necessidades, mas não eram o suficiente.

Ação: Um dia Rute tomou uma decisão: saiu do lugar de oração, ou seja, não parou de orar, mas resolveu agir. Há momentos em que Deus requer uma atitude de nós, e agora chegou à vez dela fazer algo para que as bênçãos de Deus alcançassem a sua vida. Noemi a pergunta: para onde vais? Disse-lhe Rute: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.(2:2) Algo já estava mudando, agora há perspectiva de melhora, então Rute saiu em busca de algo para fazer, não podia ficar parada, se ficasse em casa morria de fome, Deus a conduziu na propriedade de um homem temente a Deus "valente e poderoso" (2:1). É assim que Deus faz, Ele sempre nos leva ao lugar correto.


A resposta de Deus: Rt 2:14, 15 - Deus já estava providenciando muito mais para ela, ela pensou em apanhar umas espigas para aquele dia, mas Deus já estava dando-lhe o almoço, com abundância. Rt 4:14 - É assim com Deus, você ora: Ele responde; você ora e age: Ele multiplica e agiliza as bênçãos, e tudo que você pede em secreto, Ele responde publicamente para todos verem a Sua Gloria e darem glorias a Ele.

Atitude: Faça como Rute: não fique apenas orando. Tudo aquilo que você puder fazer, faça, Deus irá te abençoar. Deus engrandeceu Rute de tal modo, que ela veio a estar lá na genealogia de Jesus (Mt 1: 5,6) , agora em todo o lugar que falar de da genealogia de Jesus, se falará desta mulher, graças a uma atitude que ela tomou. Talvez você esteja orando por uma situação a muito tempo e não há resposta, quem sabe você não precisa agir? 

Quem sabe você não está precisando sair do quarto de oração e partir para uma decisão, Deus está querendo esta atitude nossa, a nossa igreja precisa de pessoas como Rute, que não se conforma só em ficar orando, de pessoas que oram, mas que também agem.