domingo, 26 de setembro de 2010

Soja preta

Alimento é o que concentra mais antioxidantes entre os tipos do grão
por José Gabriel Navarro 
 
  Divulgação
 
Os grãos e a farinha da soja preta, que está sendo mais procurada no Brasil.
 
No Brasil, associa-se diretamente a soja à variedade amarela cultivada no país. Um dos nossos principais produtos de exportação, o grão conta com uma variedade preta que, embora ainda pouco difundida nacionalmente, vem chamando atenção por ser considerada mais saudável que a convencional.

“A soja preta possui maior concentração de antocianina, substância antioxidante que dá essa coloração diferente”, afirma Mercedes Carrão Panizzi, pesquisadora da Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária dedicada ao estudo do grão. De acordo com ela, a variedade mais escura é muito consumida no Japão, na Coreia do Norte e na Coreia do Sul – nestes dois últimos países, Mercedes diz que há inclusive um prato similar ao “arroz com feijão” brasileiro que usa a soja preta.
A estudiosa também explicou que, nas nações asiáticas, já existem mercados tradicionais desse tipo de grão. 

 No Brasil, a procura começou recentemente, por conta das propriedades antioxidantes. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes combate os radicais livres, elementos capazes de danificar células do corpo humano.

Segundo a Embrapa Soja, não existem fazendas brasileiras que invistam no cultivo da soja preta, mas há uma empresa que comercializa produtos à base desse grão: a SóSoja Alimentos Funcionais. Pode-se obter mais informações através do telefone (64) 3455-5400 e do e-mail info@sosoja.com.br.