quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Capa da invisibilidade

Inspirados em Harry Potter, cientistas estão próximos de criar capa da invisibilidade
O último avanço das pesquisas foi fazer um pedaço de ouro desaparecer.

  Divulgação

Pesquisadores do Imperial College de Londres, apoiados por uma organização de Bruxelas que investiu £ 1.200.000 na pesquisa, estão perto de criar uma capa da invisibilidade. Até o presente momento a ciência só foi capaz de fazer desaparecer um objeto escondido em duas dimensões. O desafio dessa equipe de cientistas é criar um dispositivo capaz de fazer um objeto desaparecer nas suas três dimensões. 

Inspirados pelo objeto mágico do filme da saga Harry Potter, o "manto da invisibilidade" da vida real é composto de pequenos bastões dispostos em uma estrutura semelhante a uma pilha de lenha e estrategicamente dispostos de modo que eles possam dobrar parcialmente ondas de luz. Isso permite as ondas de luz tenham suas velocidades e direções alteradas, o que pode tornar um objeto invisível em três dimensões. Os últimos testes realizados mostraram que a nova tecnologia foi capaz de fazer desaparecer completamente uma esfera de ouro.

Foto:  Sturm und drang!
 A pesquisa está acontecendo há 18 meses, e detalhes foram apresentados recentemente em uma reunião da Comissão Européia sobre o futuro e as tecnologias da informação emergentes. A apresentação da pesquisa foi aberta com uma versão da música tema do Harry Potter. 
 
 Fonte:  Revista Pegn