sábado, 20 de novembro de 2010

Ling e a Sogra


Há muito tempo, uma menina chinesa chamada May Ling se casou e foi viver com o marido e a sogra. Depois de alguns dias, passou a não se entender com ela.
As personalidades delas eram muito diferentes e May Ling foi se irritando com as críticas que freqüentemente sofria. Meses se passaram e May Ling e sua sogra cada vez discutiam e brigavam mais.
De acordo com antiga tradição chinesa, a nora tinha que se curvar à sogra e obedecê-la em tudo.
May Ling já não suportando mais, decidiu tomar uma atitude e foi visitar um amigo de seu pai, que a ouviu e depois, com um pacote de ervas lhe disse: 


- Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenar sua sogra. Você não poderá usá-las de uma só vez para se libertar dela, porque isso causaria desconfianças. A cada dois dias, ponha um pouco destas ervas na comida dela.

- Agora, para ter certeza de que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, você deve ter muito cuidado e agir de forma muito amigável.

May Ling respondeu:

- Sim, Sr. Huang, eu farei tudo o que o senhor me pedir.

Semanas se passaram e - a cada dois dias - May servia a comida "especialmente tratada" à sua sogra. 


Ela sempre lembrava do que o Sr.Huang tinha recomendado, sobre evitar suspeita e assim controlou o seu temperamento, obedecendo a sogra e a tratando como se fosse sua própria mãe.
May Ling tinha controlado o seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Nesses seis meses, não tinha tido nenhuma discussão com a sogra, que agora parecia mais amável e mais fácil de lidar. As atitudes da sogra também mudaram e elas passaram a se tratar como mãe e filha.

Um dia, May Ling foi novamente procurar o Sr. Huang para pedir-lhe ajuda e disse:

- Querido Sr. Huang, por favor, ajude-me a evitar que o veneno mate minha sogra!

Ela se transformou numa mulher agradável e eu a amo como se fosse minha mãe.
Não quero que ela morra por causa do veneno que eu lhe dei. Sr. Huang sorriu e acenou com a cabeça:

- May Ling, não precisa se preocupar. As ervas que eu dei, eram vitaminas para melhorar a saúde dela. O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que você passou a dar a ela.

Na China, existe uma regra dourada que diz: "A pessoa que ama os outros também será amada".
Na maioria das vezes, recebemos das outras pessoas o que damos a elas...
Por isso, lembre-se sempre:

O plantio é opcional, a colheita é obrigatória...
Cuidado com o que planta!!!