quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

10 Mandamentos do bom Pai

Introdução

Já é pai ou mãe ou sonha um dia em vir a sê-lo? Se não é e nem sequer faz parte dos seus planos, mesmo assim, qualquer um de nós tem na família uma criança ou um menor que, em qualquer altura, irá necessitar de uma direcção ou conselho de alguém mais velho.

 

 

1º Dizer sempre a verdade

Pode doer, magoar, mas, a verdade, na realidade, acaba por “abrir os olhos” dos filhos. De início, dizer a verdade pode até parecer contra-producente, mas quem o adopta como postura ou modo de vida, acaba por sentir os seus benefícios, recusando qualquer tipo de carga que está associada à mentira, omissão ou o chamado “dourar da pílula”. Como pai, assuma esta postura na vida, a de dizer sempre a verdade ao seu filho, pois, desta forma, estará a ensinar-lhe como deverá também agir e que princípios ter já que os filhos aprendem por imitação do que vêem os pais fazer.

2º Não evitar as discussões

A vida é feita de trocas de opinião, discussões e até confrontos e aprender com os mesmos é crescer, tornar-se adulto. Por isso, não evite as discussões com os seus filhos, escolha tratá-los como adultos e respeite o seu ponto de vista, assim como espera que eles respeitem o seu.

3º Saber Sancionar e Recompensar

Saber premiar ou sancionar é uma arte. Na verdade, trata-se da mais complicada tarefa, pois é difícil estabelecer a fronteira entre o certo e o errado, já que, na verdade, terá sempre a ver com o cumprimento ou a quebra das regras por si estabelecidas. No entanto, quando isso acontece, o pai ou a mãe têm que ser os primeiros a reconhecer e saber qual a medida a tomar. 

4º Fazê-los compreender a mensagem do castigo/repreensão

Dentro do núcleo familiar, é importante fazer o seu filho/filha participar sempre que haja uma decisão a ser tomada. Esta atitude vai permitir que ele/ela entenda as consequências dos seus actos, pois os mesmos deverão ser analisados, sempre que a situação assim o exigir. E se, a ocasião exigir a definição de um castigo ou de uma repreensão, é igualmente importante que seja tomada dentro do núcleo familiar para fazer o seu filho compreender a mensagem do castigo que lhe será aplicado e que as suas atitudes, positivas ou negativas, afectam toda a família.


5º Saber definir

É necessário saber definir as “Leis da Casa”. Para que o carácter do seu filho venha a ser moldado da melhor forma, é necessário que cedo defina as “Leis da Casa”. E convém que ele fique ciente de que estas leis deverão ser tão solenes e dignas de cumprimento quanto as da sociedade civil. Para isso, é importante, como já foi dito, saber sancionar e recompensar, quando a situação assim o exigir.

6º Cumprir sempre com o que diz

Não só para os pais, mas para o ser humano em geral é de suma importância “ter palavra”. E ter palavra nada mais é do que saber cumprir com a mesma, ou seja, quando dada que venha a tornar-se quase como um contrato assinado. Por isso, é muito importante que os pais aprendam e saibam cumprir com o prometido.

7º Tentar negociar

Tudo o que é imposto não é aceite de bom grado. E muitos pais tomam esta atitude, baseado no facto de que a sua autoridade é suprema. Como provedores e tutores dos seus filhos, acreditam que o que, à partida, não irá ser bem aceite, deve ser imposto, para não criar discussões ou contra-argumentações. Contudo, não impor nada, mesmo que esteja em desacordo, fará com que o seu filho aprenda a dialogar. E saber dialogar é uma das melhores qualidades inerentes ao ser humano, pois quem dialoga, ao mesmo tempo que sabe apresentar os seus pontos de vista, respeita o dos outros, ou seja, usa de diplomacia para resolver qualquer problema que surja.

8º Não tomar nenhuma decisão que possa comprometer o seu casamento diante do seu filho

Toda a criança aprende por imitação. Aquilo que ela vir os seus pais fazer ou dizer irá também fazer ou repetir. Por este motivo, os pais devem evitar discutir diante do seu filho e agir como se fossem um só e não divididos. Qualquer decisão tomada de outra forma não só deixará a criança confusa como poderá também colocar a sua união em risco.

9º Não assumir que o seu filho já sabe

Muitos pais assumem que a criança já sabe sem que seja necessário eles ensinarem. Contudo, apenas ao longo dos anos é que se vão dando conta de que eles, na verdade, foram mal orientados. E isto acontece quando vão surgindo os frutos da educação que receberam e estes só são patentes nas suas atitudes e reacções. Tenha bem ciente de que tudo o que o seu filho não aprender consigo irá aprender com amigos, conhecidos, com a televisão, nos livros ou na escola. Por isso, se quiser que o seu filho tenha a orientação correcta, que seja você a dá-la sem nunca assumir que o seu filho já sabe! Uma das coisas que deverá a ensinar ao seu filho, desde tenra idade, é a orar, a falar com Deus, como com um pai que está presente e disposto a escutá-lo.


10º Compartilhar a fé

É imperativo dar testemunho da sua fé e ensiná-los nesse caminho porque, como diz a Palavra de Deus, se ensinarmos a criança o caminho que ela deve percorrer, mesmo que seja velho, não se desviará dele. Muitas crianças têm dificuldade em respeitar a autoridade, seja do pai ou da mãe. É necessário, então, ensiná-los a acreditar e a respeitar a Deus, reiterando o papel do pai (representativo de Deus) e da mãe (Igreja). Desta forma, quando se tornarem adultos saberão estabelecer essa ponte para a sua vida espiritual.

 

Conclusão: O conhecimento, por si só, não vale de nada, mas apenas quando é ensinado e aplicado na prática. Por isso, os pais não devem dizer aos filhos que as suas ideias não são boas, pelo contrário, aceite as sugestões dos seus filhos. Porque, caso venha a reprimir o seu filho na infância, isso poderá dar origem a um adulto cheio de medo no futuro. Valorize as ideias e as opiniões dos seus filhos e cultive uma relação de proximidade com eles para que cresçam e se tornem em adultos independentes e cientes do seu valor.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22.6

Bispo Júlio Freitas