quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Comidas prontas também têm espaço na dieta

Congelados caseiros são alternativas para a correria do dia a dia.

Alimentos prontos, grandes aliados de quem vive correndo no dia a dia, podem fazer parte da dieta, afirmam especialistas em nutrição. As comidas feitas em casa e congeladas para serem consumidas mais tarde são a melhor alternativa. Mas os produtos comprados em supermercados também podem entrar no cardápio, desde que com moderação, já que normalmente contêm muitas calorias e gorduras, além de sódio, que contribui para a retenção de líquidos e o aumento da pressão.

Para a nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar Ana Luiza Baldan, a necessidade de ingerir pratos industrializados aparece quando a alimentação é colocada em segundo plano, em detrimento dessa gincana que é organizar o nosso dia. Ela alerta que é preciso ter consciência de que esses alimentos devem usados esporadicamente. E dá algumas orientações para que esse consumo não afete a saúde e o processo de emagrecimento.

Para começar, é preciso entender melhor como esses itens são produzidos. "Para que esses alimentos durem mais tempo guardados nas prateleiras, são adicionados conservantes, que têm, por exemplo, função de manter cor e sabor acentuados dos ingredientes, mesmo no processo de aquecimento", explica. Por isso, é importante ler o rótulo desses produtos. Segundo ela, deve-se dar preferência aos que tiverem menor porcentagem de sódio, açúcar e gorduras totais.

"Outro indicativo importante para ficar atento é olhar sempre a data de validade desses pratos congelados. Produtos com prazo de validade menor possuem menos conservantes que aqueles com durabilidade maior", afirma Ana Luiza. De acordo com a especialista, é bom evitar alimentos que necessitem de fritura para serem preparados e prefira os que podem ser assados, cozidos ou grelhados.


Congelados em casa
A nutricionista diz que outra saída seria empenhar-se durante um dia em preparar sua comida congelada. Assim, você perde horas, mas "ganha tempo a semana toda para se alimentar de forma mais saudável e segura".

Além disso, de acordo com a nutricionista da consultoria RG Nutri Tânia Rodrigues, as preparações congeladas preservam as características nutricionais dos alimentos e evitam o crescimento de microorganismos e bactérias.

Tânia diz que a comida deve ser preparada normalmente. "Após o preparo, divida o prato ainda quente em vasilhas com tampa e na quantidade exata que será descongelada. Diferentes pratos devem ser congelados separadamente. Depois, resfrie mergulhando a vasilha em outro recipiente com água gelada e pedras de gelo", orienta.

Para descongelar, basta usar o micro-ondas em potência mínima ou deixar o alimento na geladeira por cinco horas e, em seguida, aquecer em forno convencional.

Ana Luiza lembra que, hoje em dia, quem não tem disponibilidade para cozinhar pode contratar empresas que produzem pratos congelados. "Os produtos podem ser saudáveis, com vegetais, carnes magras e grãos integrais", diz. 

Fonte:   Minha Vida