segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Spa em casa


Ok, o tempo é curto para quase todo mundo, mas que tal reservar um dia de cada mês só para você se dar um carinho e todos os mimos que merece? Com essa pequena brecha na agenda, você consegue, no mínimo, eliminar a tensão, ganhar mais pique para seguir em frente e garantir um up no visual. E o melhor de tudo, não precisa gastar horrores com um dia de beleza. O oásis pode estar no conforto do seu lar. Bem, para facilitar sua vida, elaboramos uma sugestão de agenda, com cuidados, exercícios e refeições para um dia inteiro, que pode ser utilizada ao longo do ano, sempre que precisar fugir da rotina e dar mais atenção ao próprio corpo. Confira!

9h - Pro dia nascer feliz!
Acordar bem pede alguns cuidados na noite anterior. Em primeiro lugar, durma cedo. Em segundo, cuide do ambiente para torná-lo agradável e aconchegante, como trocar os lençóis e programar o despertador para acordá-la com uma música suave e baixa e não com aquela campainha estridente. Depois de tudo isso, nada de pular da cama. Estique braços e pernas, boceje... Sinta o seu corpo todo despertar. Levante com calma e, ao abrir a janela, respire fundo e sinta a energia do sol.
Manobras anti-inchaço: depois de uma espreguiçada, faça uma massagem com uma escova de cerdas naturais. Os movimentos devem ser firmes e em linha reta e a ação precisa partir das extremidades do corpo em direção ao centro. Nas pernas, por exemplo, você vai usar a escova de baixo para cima. "Essa massagem ativa a circulação e estimula o sistema linfático, ajudando a desinchar", explica a terapeuta corporal Flavia Morais (SP).

9h30 - Alimente-se como uma rainha
Aqui, o que vale não é o exagero, mas a variedade e a qualidade do que colocar na sua primeira refeição do dia. "O importante é montar uma mesa bonita e rica em alimentos que garantam energia e sabor, sem pesar na balança", comenta a nutricionista Lara Cunha (SP). Para acertar em cheio, inclua um punhado de cálcio (1 copo de leite ou iogurte, 1 fatia de queijo branco ou 2 col. (sopa) de cottage), que atua na gordura, induzindo a sua quebra. Consuma também duas fatias de pão integral light, que possui índice glicêmico baixo, mantendo estáveis os níveis de açúcar no organismo e evitando a fome fora de hora. As frutas também não devem ficar de fora. Uma tigelinha com um mix colorido adoça o dia com poucas calorias.
Aumente a saciedade: salpique 2 col. (sopa) de aveia nas frutas sem extrapolar em calorias. É que as fibras desse grão se ligam à água dos frutos e incham dentro do aparelho digestório, dando a sensação de barriga cheia.

10h - Faxina geral
Esfoliar a pele, além de deixá-la mais iluminada e macia, parece que tira um peso do nosso corpo. Uma sugestão simples é friccionar pó de café seco das coxas até os pés, em movimentos de vaivém. Retire com água morna. Esta esfoliação elimina células mortas, enquanto o café ativa a circulação periférica, colaborando com o combate à celulite. Outra sugestão é misturar 1 col. (sopa) de óleo de gergelim com a mesma medida de mel. Acrescente 1/2 col. (sopa) de fubá e misture bem. Espalhe no corpo e deixe agir por dez minutos. Retire com água morna.
Pele de princesa: você também pode aplicar uma máscara no rosto, que ajuda a remover manchas. Para isso, basta misturar 1 col. (sopa) de farinha de trigo, 1 col. (sopa) de amido de milho e o suco de um pepino descascado. Acrescente 5 gotas de óleo vegetal e aplique. Deixe agir por 25 minutos e retire com água morna.

11h - Prepare os seus sentidos com chocolate
Agora você vai fazer uma hidratação, no mínimo, deliciosa. Pegue uma barra grande de chocolate ao leite, derreta no micro-ondas ou em banho-maria e, quando estiver morno, aplique com os dedos no corpo todo. "As gorduras presentes no chocolate hidratam e formam uma espécie de película protetora na pele, deixando-a com um toque aveludado e um perfume irresistível", explica a esteticista Patrícia Valverde (RS). Sem contar que a textura e o aroma sugerem conforto. Para o chocolate derretido não endurecer logo, você pode acrescentar uma ou duas colheres (sopa) de leite.

Dica: enquanto deixa o chocolate agir no corpo (por uns 10 minutos), você não precisa ficar parada. Aproveite as mãos sobre o corpo. É para se lambuzar e curtir mesmo!



11h30 - Banho energizante
Depois de sentir todas as delícias de um tratamento com chocolate, passar por uma ducha morna e perceber o quanto sua pele ficou macia, é hora de se render aos aromas que ajudam a revigorar e dão pique. Veja a sugestão da terapeuta corporal Flávia Morais (SP):
Na banheira: coloque sabonete líquido para fazer espuma e 20 gotas de essência de menta, erva doce ou gengibre. Encha de água na temperatura de, aproximadamente, 34° C.
No chuveiro: ferva 5 litros de água e pingue 10 gotas de essência de menta, erva-doce ou gengibre. Acrescente mais 5 litros de água fria e jogue no corpo, bem devagar, para sentir a sensação de frescor.
Poderoso hidratante: outro truque que faz toda a diferença para preparar o seu banho é diluir 5 gotas de óleos essenciais para cada colher (sopa) de mel. "Além de facilitar a mistura dos óleos na água, o mel deixa a pele sedosa.

(Continua)

Por Françoise Gregório - DietaJá!