quarta-feira, 18 de abril de 2012

A alimentação em cada fase da vida

Em cada fase da vida, a mulher precisa de cuidados especiais com a alimentação.  

O nutricionista Israel Adolfo explicou ao R7 que os grandes problemas das mulheres na fase adulta são causados por abusos e erros cometidos na adolescência. Por isso, é preciso prestar muita atenção ao que se põe no prato já na juventude.

- Na pré-adolescência, quando se está em processo de formação é importante consumir leite integral, já na fase adulta é melhor optar por um leite com menos gordura, já que o metabolismo fica mais lento - completa o nutricionista.

- As mulheres têm naturalmente um percentual de gordura mais alto que o dos homens, isso faz com que a tendência à obesidade e ao sobrepeso seja maior se elas não se cuidarem desde a adolescência.


Na adolescência, as mocinhas sofrem com a acne, o inchaço das primeiras mentruações e a formação óssea que a acompanhará durante toda a vida. Nessa fase, é importante comer alimentos ricos em vitamina D (leite e derivados), em ferro (leguminosas e carnes) e muita vitamina A (presente nos vegetais de cor alaranjada como cenoura e abóbora). Além disso, deve abusar de frutas cítricas


Já o cuidado com a parte óssea deve iniciar na infância para não comprometer as mulheres maduras. A osteoporose é o principal problema associado à má alimentação. Portanto é bom caprichar desde cedo no consumo de alimentos ricos em cálcio (como leite e seus derivados: queijo, iogurte e requeijão) e em vitamina D, explica Israel.

As mulheres na fase adulta sofrem com os sintomas da TPM e da prisão de ventre, para diminuir os desconfortos é indicado ingerir leites e derivados e fibras, além de evitar o excesso de bebidas alcoólicas, de sal e de café.
Durante a fase mais especial da vida da mulher, a gravidez, nenhum nutriente pode ser deixado de lado, já que todos auxiliam na formação do feto. Porém, o nutricionista Adolfo listou aqueles que podem ser consumidos à vontade e só ajudarão na saúde do bebê.

- Vitaminas, minerais e proteínas devem sem consumidos nas quantidades certas. A proteína ajuda na formação do sistema nervoso central do bebê, enquanto os ômega-3 e ômega-6 formam os neurônios.

A mulher madura pode passar ilesa aos sintomas da menopausa com a ajuda de uma alimentação balanceada. Inclua na sua dieta fibras, hortaliças, frutas, legumes, leite e deriados.

- Na menopausa, os ossos se desgastam. Se você não teve o consumo de cálcio adequado durante toda a vida, começa a perder osso e pode desenvolver a doença.

- Os isoflavonas encontrados na soja e nos produtos derivados ajudam a combater os sintomas da menopausa, pois são entendidos pelo corpo como o hormônio feminino estrogênio, um dos mais defasados durante esse período e que provocam distúrbios como as ondas de calor e o aumento do colesterol.

Na 3ª idade é importante combater os problemas causados pelo envelhecimento. Consuma alimentos como vegetais verdes e amarelos, que ajudam a reduzir danos nas células, leguminosas, que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico, e evite alimentos ricos em gorduras e açúcares.


Via   R7