quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ela não impõe



Embora essa característica estivesse ao meu dispor por toda minha vida através dos meus pais, eu não me toquei a ela até que descobri o quanto já tinha errado e muito tentando impor o meu jeito, o que eu pensava, e as minhas expectativas nos outros. 



Num belo dia, quando me despedia de apresentar o programa ‘Coisas de Mulher‘ ao vivo, me fizeram uma homenagem de surpresa e gravaram o meu pai falando de mim. Ele falou bonito, me elogiou bastante, mas em um desses elogios, deixou escapar uma verdade que foi como uma seta bem no meio da minha testa: ‘Ela as vezes é muito justa, mas…’

Saí do programa pensando naquele pequeno comentário, me esqueci de todos os outros elogios… foi então que percebi um defeito horrível que carregava em nome de ‘ser melhor’ e ‘fazer mais e melhor’. Por eu querer ser muito justa, acabava impondo o meu jeito nos outros. Meu filho foi o que mais sofreu com isso, tadinho… eu queria, porque queria que ele tivesse um caráter divino, e nessa minha insistência, o menino se desviava cada vez mais de tudo que era bom. Aquilo me corroía por dentro… Todos os meus planos para ele, desde o dia em que o adotei, cada vez ficavam mais distantes, a dor na minha alma era sufocante.

Quando me lembro, me dá vontade de voltar atrás e fazer tudo diferente, da maneira que os meus pais fizeram comigo. Mas o que adianta agora? O melhor que nós podemos fazer é aprender e parar de errar do mesmo jeito não é mesmo? E foi o que eu fiz.

Aprendi que os nossos planos tem que ser feitos pela fé, e fé é crer, mesmo quando tudo ao seu redor diz o contrário. Fé é perseverar, demore o tempo que demorar. Fé é saber que Deus não vai lhe dar os resultados de seus planos da mesma maneira que você planejou chegar lá, mas Ele vai lhe dar – confie!

Para uma mulher como eu, que gosta de organização, de saber tudo como vai ser, de me programar – esse foi um dos sacrifícios que mais me doeu. Sacrificar o meu filho, o futuro dele, com quem ele vai se casar, enfim… tudo que antes eu gostava de planejar, dar um jeitinho, fazer alguma coisa, mover algum pauzinho…sacrifiquei.

Sacrifiquei impor o que queria, agora sim, será feita a vontade de Deus.