segunda-feira, 4 de junho de 2012

Produtos de beleza: cuidados na hora de utilizar cosméticos


Verificar o prazo de validade, advertências e restrições de uso são fundamentais para fazer uso dos cosméticos com segurança.

Usar maquiagens, tonalizantes, cremes para o cabelo e a pele realçam ainda mais o charme e a beleza de homens e mulheres. Mas não adianta estar bonito se os cosméticos utilizados prejudicarem a saúde de qualquer forma. Por isso, um dos principais cuidados que o consumidor deve ter antes de fazer uso do produto é verificar a data de validade. Essa informação é essencial e deve estar na embalagem ou no próprio rótulo do cosmético.

Todameninapode
Se o produto estiver vencido, a recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é que o mesmo não seja utilizado, pois talvez não produza o efeito desejado e pode ser prejudicial. Alguns cosméticos aparentam estar em boas condições mesmo passado o prazo de validade. Mesmo assim, seu uso não é recomendado. O próprio fabricante sugere a utilização do produto até determinada data. Depois disso, é possível que ocorra algum desconforto que pode ou não surgir nos próximos dias após o vencimento.

Precauções
Às vezes o consumidor não sabe se é alérgico a determinada composição química. Como alguns produtos apresentam quantidade elevada de substâncias químicas - a tintura de cabelo é um exemplo. Nesses casos, é importante fazer um teste antes de utilizá-lo: aplique uma pequena dose em uma parte do corpo e verifique se há alguma reação imediata.

Instruções
Todo produto deve conter informações fundamentais, como advertências e restrições de uso, na embalagem. Assim, todos poderão fazer uso dos cosméticos de acordo com o que foi divulgado pelo fabricante. Caso o consumidor tenha utilizado o cosmético e percebido alguma alteração por conta daquele produto, deve cessar seu uso imediatamente e procurar um dermatologista.

“Caso haja consequências após a utilização do cosmético, o cliente deve entrar em contato com o fabricante e denunciar a ocorrência para que ele tome medidas cabíveis. Esse relato é importante, pois se o mesmo produto apresentar reações adversas em diversas pessoas, ele deve ser alvo de um recall”, explica a advogada do Idec, Mariana Alves.

Além do fabricante, é importante comunicar à Anvisa sobre o ocorrido pelo e-mail cosmeticos@anvisa.gov.br, anexando à mensagem o formulário preenchido, disponível aqui.

Informações claras
De acordo com a advogada, as pessoas têm o direito à informação e precisam saber em quais condições devem usar determinados produtos.

Se o consumidor estiver usando um cosmético que contenha ácido em sua composição, o fabricante deve alertá-lo de retirar o creme antes de se expor ao sol. Caso essas precauções não sejam informadas e por conta disso o cliente sofrer queimaduras, o fabricante será responsável e deve arcar com as consequências.

“Informações essenciais ao consumidor devem estar na embalagem de forma clara e ostensiva. Caso haja falha de comunicação no rótulo, o cliente pode pedir pela reparação de danos ao fornecedor”, explica Mariana.

Para saber mais sobre os cuidados na hora de usar os cosméticos, acesse o Guia para Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos disponível no site da Anvisa.


Fonte:  Idec