segunda-feira, 30 de julho de 2012

Memes de Internet

Afinal, o que são memes?

Richard Dawkins
Etólogo e biólogo evolutivo
Segundo a Wikipédia, o termo meme de Internet ( /ˈmiːm/ meem-') é usado para descrever um conceito que se espalha via Internet. O termo é uma referência ao conceito de memes, que se refere a uma teoria ampla de informações culturais criada por Richard Dawkins em 1976 no seu livro The Selfish Gene.

Na sua forma mais básica, um Meme de Internet é simplesmente uma ideia que é propagada através da World Wide Web. Esta ideia pode assumir a forma de um hiperlink, vídeo, imagem, website, hashtag, ou mesmo apenas uma palavra ou frase. Este meme pode se espalhar de pessoa para pessoa através das redes sociais, blogs, e-mail direto, fontes de notícias e outros serviços baseados na web tornando-se geralmente viral.

Um meme de Internet pode permanecer o mesmo ou pode evoluir ao longo do tempo, por acaso ou por meio de comentários, imitações, paródia, ou mesmo através da recolha de relatos na imprensa sobre si mesmo. Memes de Internet podem evoluir e se espalhar mais rapidamente, chegando às vezes a popularidade em todo o mundo e desaparecendo tudo em poucos dias. Eles estão distribuídos de forma orgânica, voluntariamente, e peer-to-peer, ao invés de por meio predeterminado ou automatizado. Uma importante característica de um meme é pode ser recriado ou reutilizado ou por qualquer pessoa.


Tipos e Composição

Os memes podem ser de vários tipos, como um desenho, geralmente em preto e branco. Alguns são caricaturas, como o Trollface, \o/, alguns são "homens palitos", como o Fuck Yeah, e alguns são claramente uma fotografia adaptada para um desenho, como o Are You Serious Face.



Também poder estar em forma de frases, geralmente acompanhada de um desenho, as frases são sujeitas à alterações e trocadilhos. Um exemplo é o Forever Alone, usado em situações de solidão ou desapontamento com a vida, que pode se tornar Forever a Scone, para efeito humorístico.


Mas, como eles se espalham?


Twitter
O microblog é um ambiente propício para isso. É fácil espalhar as coisas na rede social e as pessoas aderem a qualquer coisa. Por isso que o #memeday (13 de maio) nasceu no Twitter.

Blogs
A blogosfera é o principal canal de divulgação dos memes. Existem vários blogueiros que fizeram vários deles, como o #ForeverAlone, chegar ao grande público brasileiro.

Reddit e outros sites
O site estrangeiro Reddit, que coloca em evidência toda o que bomba na internet, também ajudou a espalhar alguns memes como o FFFFFFFUUU, em janeiro de 2009.



LOL
Ele está sempre alegre e rindo. LOL é uma sigla em inglês (Laughing Out Loud), ou seja, rindo muito, descontroladamente e alto, geralmente por alguma bobagem.




E agora você se animou e quer fazer seus próprios memes?
Acesse o site:  Rage Comics, você se deparará com uma interface para desenho extremamente simples.


Gostou?
Comente e compartilhe!