quinta-feira, 19 de julho de 2012

Você é um(a) guardador(a)?

Se você acumula coisas demais e nem consegue mais entrar em casa por causa do espaço, siga algumas regras abaixo para descartar objetos que não estiver mais em uso:


Regras para não acumular suas coisas

Tempo de guardado - a maioria dos objetos que não foram usados no período de um ano – roupas, sapatos, utensílios domésticos, revistas e catálogos, aparelhos eletrônicos, etc – deve ser descartada.

Muitas pessoas mantém seus guardados por 4/5 anos antes de descartar – em que estado essas coisas estarão? Terão ainda utilidade para alguém? Terão conserto? Será um benefício doá-las ou será somente transferir a tralha para outros?

Real utilidade – Em algumas etapas da vida compramos ou fazemos uso de determinadas coisas que jamais nos servirão outra vez. Equipamentos de esportes que não praticamos mais, utensílios de hobbies que deixamos de lado, brinquedos das crianças que cresceram, utensílios de cozinha que não usamos, roupas de outras décadas.

Valor real - algumas coisas guardamos por acreditar que podem ter valor e então o descarte seria um prejuízo. Descubra o real valor do objeto. Em seguida tome a decisão de vender ou não. Não transforme sua casa num depósito de objetos a espera de valorização incerta no futuro.

Valor sentimental – é o apego aos objetos, ao material. A não ser que a lembrança seja realmente boa, não vale a pena guardar.

Custo do espaço utilizado – considere se você não esta apenas empilhando suas coisas por  ”preguiça” de organizá-las. Seleção e descarte tomam algum tempo mas depois que você perder o hábito de guardador, não haverá mais necessidade de se ocupar com essa questão.


Créditos via