quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Bloqueando aplicativos no Facebook

Não aguenta mais pedidos de aplicativos no seu perfil do Facebook?Então aproveite estas dicas que vem do site Facebook Fácil:

Como denunciar e bloquear aplicativos no Facebook


Liberdade é uma faca de dois gumes. O lado bom é que abre imensas possibilidades de desenvolvimento, de modo que a alguém que entenda bem de linguagens de programação, API do Facebook e munido de disposição seja permitida a criação e divulgação de aplicativos realmente úteis e/ou encantadores.

Por outro lado… A quantidade de aplicativos que, além de ruins, “poluem” o Feed de notícias do Facebook é grande. Você deve se lembrar de alguns, como o calendário de amigos, a árvore de Natal de amigos e, as novas modas, Bingo Card, que cria uma cartela de bingo (!) dos seus amigos, ¿A que famosos se parecen tus amigos?, que, em tese, descobre seus amigos que se parecem com gente famosa, e Friend Matrix, que cria um mosaico dos seus amigos. Criatividade pode ser uma dádiva, ou como esses exemplos mostram, uma pedra no sapato.

Além de (tentar) conscientizar seus amigos que ainda se deixam levar por essas besteiras irritantes, há mais a ser feito: denunciar o aplicativo por spam e bloqueá-lo. Afinal, como dito ele polui o Feed de notícias e, embora deixe claro na “instalação” que requer poderes para publicar no mural, não avisa quando o fará — o que faz com que muita gente publique “fotos” irritantes sem sequer se dar conta disso.

Como denunciar um aplicativo do Facebook?

Na página onde você é apresentado aos privilégios que o aplicativo requer para ser “instalado”, existe um link chamado “Denunciar aplicativo”. Fica nesse lugar:



Tela de 'instalação' de aplicativo no Facebook.
Ao clicar nesse link, você é levado para um formulário de denúncia. Ele é bem simples e não tem campos de texto, ou seja, não é preciso escrever nada, apenas selecionar qual irregularidade o aplicativo em questão está cometendo.

O rol é formado pelos seguintes itens:
  • Problema de privacidade
  • Conteúdo impróprio ou pornográfico
  • Problema com anúncios
  • Spam
  • Bullying/assédio
  • Outro
No nosso caso, o problema é o de spam, logo, basta marcar essa opção. Você notará que, antes e depois da lista, existem outras opções. No topo, ainda não traduzida, está uma checkbox que diz: “Forward this report to the developer of [aplicativo].”. Marcando-a, a denúncia vai para o dono do aplicativo; em casos onde o problema pareça ser acidental/não intencional, até vale a pena deixá-la marcada.

Abaixo, existe um campo para anexar uma screenshot (imagem) à denúncia, para indicar de modo visual o que está errado. No caso do Bing Card, por exemplo, pode-se anexar uma imagem do Feed de notícias infestado dessa praga ;-) 

Formulário para denúncia de aplicativos no Facebook.

Formulário para denúncia de aplicativos no Facebook.

Tudo preenchido, basta clicar no botão “Denunciar” e pronto, você fez a sua parte para livrar o Facebook de aplicativos aproveitadores e spammers!

E bloquear? Também é bom!

Além de denunciar, aplicativos invasivos/chatos também podem ser bloqueados. Como medida imediata é ainda melhor, pois os efeitos não dependem de apreciação do Facebook e passam a valer na hora. Porém, caso seja um spammer, lembre-se de denunciá-lo antes de bloqueá-lo, pois não é possível denunciar aplicativos bloqueados!

Todo aplicativo possui uma página. Identificá-la é simples: no cabeçalho, além do tradicional botão “Curtir”, existe outro, o “Ir para o aplicativo”.

Screenshot da página do Bingo Card.
Página de aplicativo no Facebook e link para bloqueá-lo.

Procure, na barra lateral à esquerda, o link “Bloquear aplicativo” (mostrado na imagem acima). Clique nela e, na caixa de diálogo para confirmar o bloqueio, o Facebook explica tudo o que essa ação acarreta:
“Bloquear [aplicativo] evitará que outros usuários lhe enviem convites e solicitações para este aplicativo, e evitará que este aplicativo acesse suas informações. Isso também lhe evitará ver [aplicativo] se outras pessoas têm ela instalada.”
O trecho negritado é importante no nosso contexto. O bloqueio evita que o aplicativo em questão acesse nossas informações, incluindo a foto do perfil. Assim, bingo, calendário, árvore de Natal e qualquer outra tosqueira que preenche uma imagem boba com fotos dos amigos será barrado pelo bloqueio. Em outras palavras: seu perfil não poderá ser usado pelo aplicativo quando esse for usado pelos seus amigos, diminuindo o ruído gerado por ele.

Vale lembrar que, quanto mais gente denunciar um aplicativo, mais rápido o Facebook toma alguma atitude. Então, em vez de reclamar do Bingo Card, do ¿A que famosos se parecen tus amigos?, do Friend Matrix ou de qualquer outro aplicativo de chateação, peça aos seus amigos agirem, denunciando o culpado. O mesmo vale para todas as outras situações previstas na ferramenta de denúncias, as listas ali em cima.
Estamos numa rede social. Usar esse fator comunitário para manter o ambiente saudável e livre de ruído é uma atribuição dos usuários, também.

Gostou?
Comente e compartilhe!