terça-feira, 25 de setembro de 2012

10 fatores a considerar na escolha de sua academia

Falta de cuidado ao escolher a academia pode prejudicar o resultado do treino 

 
Com a chegada do verão as pessoas se animam mais para conseguir um corpo mais em forma, e logo correm para a musculação. Nessa pressa, alguns detalhes importantes para serem levados na escolha de uma academia de qualidade. Não ter cuidado na hora da escolha pode causar desânimo, falta de resultado e, em casos mais graves, pode até provocar lesões. Veja agora 10 fatores que você deve levar em conta na hora de escolher uma academia.

1- Localização: Estudos mostram que a maior adesão a um programa de exercícios deve-se ao local estar em um raio de até três quilômetros de sua residência ou trabalho, pois quanto mais curta a viagem menor a probabilidade de "desvios". A possibilidade de treinar durante viagens curtas de trabalho também deve ser considerada para não perder o pique.

2- Higiene: Este é um dos aspectos mais importantes sobre a infraestrutura e primordial para garantir que o resultado seja efetivamente saudável. Os locais mais delicados são os vestiários, piscinas e equipamentos. As academias devem ter: vestiários espaçosos e bem iluminados com armários individuais para poder deixar as suas coisas; funcionários de limpeza treinados e que não executem mais de uma função. Evite academias que tenham placas de plástico ou madeira sobre o chão, pois a sujeira acumula-se por baixo das placas e poderá provocar problemas dermatológicos;

3- Gestão: Academia de ginástica trabalha com o principal patrimônio de seu cliente: sua saúde e bem-estar. Por isso não é negócio para amador. Alguns selos importantes como a ISO 9001 atestam a qualidade de gestão administrativa e a seriedade na condução dos processos dentro de uma empresa.

4- Quadro técnico habilitado: Os professores de uma academia de ginástica devem ser formados em Educação Física e registrados pelo CREF. Ter aulas com uma pessoa que não tenha esse registro é a mesma coisa que se tratar com um médico não formado.

5- Capacitação e Treinamento da Equipe:
A capacitação do quadro de colaboradores deve ser sempre observada na escolha de sua academia. A Educação Física é uma ciência em constante evolução e seus profissionais devem ser sempre treinados e avaliados sobre o acompanhamento das novas tendências e descobertas.

6- Equipamentos de Treino: Como a ciência, a tecnologia também evolui. A constante atualização dos equipamentos disponibilizados aos alunos não é apenas um luxo a mais nas academias. É a garantia da oferta de serviços atualizados e com o suporte da melhor tecnologia disponível. O número de equipamentos da academia deve ser observado no ato da escolha.

7- Missão e Valores da empresa: A mais garantida informação da forma de uma empresa pensar está escrita em seus valores e missão. Conheça os da empresa que você vai conviver durante muito tempo de sua vida.

8- Atendimento personalizado: Os objetivos das pessoas são diferentes e as estratégias para atingi-los também são. Não são só os alunos de personal trainer que têm direito a esse serviço.

9- Serviços - Veja quais "facilidades" sua academia tem condições de oferecer: Toalhas, Armários; Avaliação Física; Nutricionistas; Fisioterapia; Estacionamento e Segurança, por exemplo. A orientação para o treinamento é fundamental para o aluno. É por meio dela que seu instrutor poderá elaborar um plano de treino personalizado, levando em consideração os seus objetivos, necessidades e limitações. Diversidade nas aulas e modalidades também é importantíssimo.

10- Atendimento de Emergência - As academias devem ter equipes de atendimento de primeiros socorros. Essas equipes devem ter e saber usar aparelhos como desfibriladores, que deverão estar guardados em local de fácil acesso.