quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ventiladores

Para dar uma aliviada nestes dias calorentos...

Um ventilador ou ventoinha é um dispositivo mecânico utilizado para converter energia mecânica de rotação, aplicada em seus eixos, em aumento de pressão do ar. Foi inventado nos EUA (Estados Unidos da América) em 1882, pelo americano Schuyler S. Wheeler.

via
Além de refrescar os ambientes, os ventiladores de teto ganharam novas versões. Com brilho, pás de madeira ou plástico, os ventiladores decoram os ambientes com muito estilo e praticidade. Eles podem combinar com as cores e o estilo de decoração escolhido para cada ambiente. Os ventiladores mais modernos vem funções e desenhos diferentes.


via

Os ventiladores podem encontrar-se em diversos tamanhos e formatos, podendo ser fixados no solo (através de pedestais) na parede ou no teto. Geralmente também se usam como objeto decorativo acompanhando muitas vezes lustres e luminárias.

Treviso Ventilador

Geralmente os ventiladores são usados nas residências para diminuir o calor do ambiente e aumentar a circulação do ar. Sua função é conduzir o ar de um ponto a outro e seu uso é indispensável no verão ou em ambientes com pouca ou nenhuma circulação natural de ar.

via

via
via

Os ventiladores suspensos são geralmente utilizados em lugares com pouco espaço para um ventilador de parede ou de chão, além de serem mais seguros, por estarem longe do acesso de crianças e mesmo de adultos.
O motor desses ventiladores, tem seu rotores bobinados, que dão a possibilibade dele inverter sua rotação ou aumenta-las que assim se da mais segurança.

via

via
via

via
Apesar dos eletrodomésticos terem evoluído muito, e hoje em dia até uma simples geladeira pode ser toda colorida e com um design inovador, outros produtos ficaram parados no tempo. Um exemplo clássico é o ventilador.  É praticamente a mesma coisa que vemos hoje em dia, a única diferença é omaterial utilizado.