segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A Dieta do Sapo


Muito interessante este texto, sobre a administração do nosso tempo, escrito pela  Raphaela Castro, que escreve diariamente, no blog  Filmes, Amor & Outras coisas...

Vale a pena conhecer!

Mas.. vamos ao texto:
Desafio do Tempo Passo Nº 3 - A Dieta do Sapo

Há uns anos atrás eu li um livro bem legal sobre como administrar o tempo e ele me ensinou uma das lições mais importantes para organizar o meu tempo. Me ensinou a comer sapos.

 Sim, se eu quisesse terminar as coisas que eu tinha pra fazer durante a minha semana, eu deveria comer pelo menos um sapo todas as manhãs.

 Isso é o que o livro diz: 'Por muitos anos há uma ditado que diz que se a primeira coisa que você fizer todas as manhãs é comer um sapo vivo, você pode continuar o seu dia com a satisfação de saber que isso é provavelmente a pior coisa que vai acontecer com você o dia todo.' 

 É ou não é verdade? O seu sapo é a tarefa mais importante que você tem que fazer hoje, aquela que você provavelmente vai deixar pra 'depois' (e você e eu sabemos muito bem que depois quer dizer nunca, ou um dia quando você não puder mais adiar porque as coisas ficaram fora de controle). Essa é geralmente a tarefa mais chata, a que você NÃO quer fazer, aquela que te faz sentir cansada só de pensar, mas também aquela que terá o impacto mais positivo no seu dia e na sua vida e que trará os maiores resultados. 

Nós geralmente fazemos o contrário. Nós escolhemos a tarefa mais fácil e mais gostosa (ou pelo menos a menos chata) primeiro e quando terminamos estamos simplesmente cansadas demais para fazer a mais demorada, cansativa, chata e mais importante. É por isso que estamos sempre deixando 'pra amanhã' (o que também quer dizer 'nunca').

 Se de todas as tarefas que você tem que fazer hoje, você escolher a mais difícil e trabalhar nela até terminar, você vai seguir com o seu dia com a sensação de realização e alívio pois a tarefa mais importante/difícil já foi feita. 'Se você tem que comer dois sapos, coma o mais feio primeiro.' Aqui está outra coisa, muitas vezes nós estamos cercadas por sapos, especialmente se por muito tempo temos adiado comê-los, então se você tem duas ou mais tarefas difíceis pra hoje, escolha a mais difícil e faça essa primeiro. 

 E por último: 'Se você tem que comer um sapo vivo, não ajuda muito ficar olhando pra ele por muito tempo.' O que significa que você tem que fazer a sua tarefa mais importante/chata/difícil logo de manhã pra acabar logo com ela. 

Todos nós temos sapos pra comer hoje e todos os dias e quanto mais tempo levarmos para comê-los, mais gordos feios e maiores se tornam. Então vamos trabalhar no seguinte essa semana:

 1. Faça uma lista de tudo o que tem que fazer amanhã 
 2. Veja qual é a sua tarefa mais importante, aquela que se terminada terá o maior impacto na sua vida hoje - geralmente aquela que você tende a adiar
 3. Faça essa tarefa antes de qualquer outra. Faça-a primeira coisa pela manhã e não comece nada mais até que tenha terminado

 Eu já estou usando esse método e ele realmente funciona. Então vamos fazer um acordo? 
Todos os dias essa semana nós vamos vir aqui no final do dia e deixar os nossos comentários sobre como foi o nosso dia. Nós vamos falar quantos sapos conseguimos comer, o que está funcionando ou o que não está ok?

 Escrever essa postagem é um dos meus sapos de hoje :) Então, um já foi comido... agora vou pro próximo! 


 __________________________________________________________________________________ 


Gostou??? Então compartilhe!