segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Museu de corações partidos


Museu de corações partidos você visitaria
Foto: Ron Nickel/Design Pics/Corbis

Descobrindo as lamúrias que o amor pode trazer, sete anos atrás, após o fim do casamento, Olinka Vistica e Drazen Grubisic tentavam dividir igualitariamente seus bens quando descobriram que dividir os pertences materiais, como geladeira, fogão e cadeiras era fácil, difícil mesmo seria chegar a decisão sobre quem ficaria com ‘bens sentimentais’, aqueles pequenos objetos que mesmo sem nenhum valor possuem um peso enorme na relação. Aí a coisa complicou, e muito.
Quando a divisão dos ‘bens’ se tornou um problema, até maior que a separação, eles tiveram um insight e se questionaram: por que não montar um museu com esses objetos que ficam entre a união e a separação? E depois de um ano surgia em meio a Zagred, capital da Croácia, o Museum of Broken Relationship (Museu dos Relacionamentos Rompidos).
 
200803030705270

 
Handcuffs
2005
Zagreb, Croatia
 
 


Com uma dose de tristeza e regado a uma taça de vinho, a exposição abriga mais de 700 histórias por meio de objetos bem inusitados, sendo que grande parte deles chegaram através de doações, sem falar que, volta e meia, o museu também faz campanhas de arrecadação para abastecer o lugar com novas histórias. E, por incrível que pareça, essas ações são sempre bem sucedidas. Ou seja, existe mais coração partido por aí do que você imagina. 


200803030708390 

Underpants

2003 – 2005
Zagreb, Croatia
A size too small…but I didn't mind at all.





Mas, muita calma, não vá achando que todo rompimento tem um fim trágico. Muitos dos objetos são recheados de bom-humor e sarcasmo, enquanto tantas outras possuem uma dose extra de mágoa. Do super fofo ao bizarro, uma coisa é certa: todas têm algo para contar. 

200803030651270

A Cell Phone

July 12, 2003 - April 14, 2004
Zagreb, Croatia
It was 300 days too long. He gave me his cell phone so I couldn’t call him any more


No museu todos os itens possuem uma placa informando a procedência, duração do romance e uma breve justificativa de seu valor sentimental. Uma das obras mais incomuns e que mexe bastante com as pessoas é um pequeno frasco que, de acordo com a dona da história, contém todas as lágrimas derrubadas ao fim do relacionamento. 

200803030702290"I love you" Teddy bear

2002
Zagreb, Croatia
„I love you“ – WHAT A LIE! LIES, DAMN LIES! Yes, it's like that when you are young, naïve and in love. And you don't realize your boyfriend started dating you just because he wanted to take you to bed! I got this teddy bear for Valentine's. He survived on top of my closet in a plastic bag, because it wasn’t him who hurt me, but the idiot who left him behind.


 
 
Uma americana, de Indiana, mandou uma lata de ‘incenso do amor’ com a sucinta inscrição: "Não funciona". Já outros chegam com uma dose extra de bom humor, como no caso do relógio de pulso antigo que veio com a seguinte descrição: "Esse relógio pertencia a uma namorada que gostava de tudo velho e que não funcionava. Por isso ela me deixou". 
 
200803030704520

"Demined soil"

short
Sarajevo, Bosnia and Herzegovina
He bought MegAArts demined soil for me at the Markale market in Sarajevo...
 
 




Fontes:   Vila Mulher
          
Visite o Museu: http://brokenships.com/