segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Oportunidade!


Brasil Mais TI oferece 12 cursos grátis para formar 10 mil talentos 

Projeto da Brasscom com governo federal ministra cursos de capacitação online para iniciantes e de programação Java, Cobol e .Net para profissionais.

Com a missão de formar 10 mil talentos por ano para ajudar reduzir a falta de mão de obra especializada de Tecnologia da Informação no País, o programa Brasil Mais TI já está oferecendo 12 cursos de capacitação para profissionais. As aulas são destinadas a jovens a partir de 16 anos e especialistas, que estão atuando no mercado de trabalho, e querem se aperfeiçoar em linguagem de programação.

Entre os 12 cursos oferecidos, nove são livres com o objetivo de oferecer profissionalização em TI para os que estão entrando agora no mercado de trabalho ou que precisam se aprimorar em determinadas tecnologias. As vagas dessa modalidade são ilimitadas e não há processo de seleção, atendendo candidatos a partir de 16 anos interessados em cursar aulas sobre Aplicativos BrOffice, Programação de Páginas Web e Sistemas de Conectividade.

Os outros três cursos são de linguagens de programação em Java, Cobol e .Net, destinados a profissionais que têm conhecimento de TI. Nesse caso, eles são submetidos a um teste.
Os candidatos interessados nesses cursos passam por uma seleção de perfil profissional, conhecimentos teóricos e afinidades em tecnologia. Mais de 300 alunos já estão cursando linguagens de programação no Brasil Mais TI.
O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e apoiada pelo Ministério da Educação (MEC).

O Brasil Mais TI foi lançado em setembro como parte das ações do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação da Informação (TI Maior), anunciado em agosto pelo ministro do MCTI, Marco Antonio Raupp, para aumentar a competição da indústria nacional desse setor no mercado local e externo.

Dos 500 milhões de reais do governo federal destinados ao TI Maior, uma parcela de 1,4 milhão foi direcionada para capacitação de jovens talentos. Esses novos profissionais receberão treinamento a distância pelo portal de Brasil Mais TI, que tem a missão de contribuir para a inserção social e a redução do déficit de mão de obra qualificada no setor.
“Desenvolvemos o projeto com o objetivo de despertar talentos em tecnologia, pois o setor enfrenta carência de profissionais qualificados. Oferecemos aos estudantes cursos livres em TI para que eles se familiarizem com o setor e possam utilizar conhecimentos de informática em outras atividades cotidianas”, explica Sergio Sgobbi, diretor de Educação e Recursos Humanos da Brasscom.

Sgobbi afirma que a Brasscom conseguiu sensibilizar o governo federal sobre a necessidade de colocar em prática um plano nacional para formação de técnicos de TI. Hoje o mercado de TI sofre com a escassez de profissionais qualificados com grande demanda por talentos, principalmente na base da pirâmide.
O mercado brasileiro de TI cresce acima de 10% ao ano e as empresas não conseguem achar especialistas no acordo com suas necessidades. Esse problema vem obrigando muitas a investir em programas de treinamento internos para formar seus talentos. Mesmo assim, algumas vezes elas precisam contratar mão de obra mais sofisticada e cara para atividades que poderiam ser executadas por profissionais.

Demanda do mercado
Atualmente o setor de TIC, que fatura 197 bilhões de dólares (em 2011), segundo a IDC, emprega 1,2 milhão de profissionais. Entretanto, esse exército não é suficiente. Estudos da Brasscom apontam que o País deverá fechar 2012 com um déficit de 115 mil especialistas em TI, ante 92 mil no ano passado.
Levantamentos da Brasscom estimam que o setor continuará aquecido e com taxas de crescimento anual em torno de 10% até 2015, aumentando mais ainda a demanda por talentos de TI.
O programa Brasil Mais TI tem a missão de formar anualmente 10 mil profissionais por meio de cursos oferecidos online em seu portal. Segundo a Brasscom, o programa lançado no início de setembro de 2012 já possui mais de 10 mil alunos cadastrados nos cursos livres em todos os estados do País, principalmente na região Sudeste.

Os principais cursos acessados pelos estudantes são Programação de Páginas Web, Arquitetura de Computadores, Aplicativos BrOffice e Sistemas Operacionais. Veja a lista completa dos cursos livres oferecidos pelo projeto:
- Aplicativos BrOffice
- Arquitetura de Computadores
- Comunicação e Técnicas de Apresentação
- Matemática Aplicada
- Programação de Páginas Web
- Redes Locais de Computadores
- Redes Remotas de Computadores
- Sistemas de Conectividade
- Sistemas Operacionais

Aprimoramento dos conhecimentos
Para o universitário, Marcello Ricardo Alves, que está no sexto semestre do curso de Sistemas da Computação, os programas gratuitos do Brasil Mais TI estão permitindo aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Ele é sargento da Marinha do Brasil, atua na TI de seu quartel no Rio de Janeiro e já fez dois cursos livres pelo site: Sistema de Conectividade e Rede de Computação.

Alves é aluno do curso de graduação do Consórcio Cederj (Centro de Ciências e Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro) e atua no setor de desenvolvimento de software. Ele demonstra interesse por conectividade. "Pretendo trabalhar nessa área", anima-se, após fazer o curso teórico. Seu próximo passo  fazer o curso de programação em Java.

Vagas de emprego

O Brasil mais TI conta ainda com um Portal de Vagas gratuito, em que os profissionais podem divulgar currículos e se candidatar a mais de 70 vagas que já estão sendo ofertadas.
Qualquer empresa de TI pode cadastrar suas vagas gratuitamente e pesquisar candidatos entre os mais de 5 mil currículos cadastrados no Brasil Mais TI.