sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Seu cachorro pode ser seu aliado na malhação

Seu companheiro do dia a dia pode ser um importante aliado para a perda de peso.

cachorro-saudavel-aliado-na-malhacao
(Foto: Corbis/Latinstock)
 
Se você tem cachorro, ele pode ser seu grande trunfo para aderir a um estilo de vida mais ativo e saudável. Uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, divulgada na publicação especializada Journal of Physical Activity and Health, revelou que donos de cães são 34% mais propensos a estabelecer e manter uma rotina de exercícios físicos. Isso porque o animal funciona como estímulo para sair do sofá. Para começar, ele exige caminhadas diárias, um fato que, por si só, já torna seu dono uma pessoa menos sedentária. 
 
 
 Existe até uma modalidade esportiva em que cão e homem competem juntos. Criado na Europa nos anos 1990, o canicross consiste em uma pista de corrida com obstáculos que deve ser percorrida pela dupla. O primeiro campeonato mundial ocorreu em 2002, na Itália. Há dois anos, o Brasil teve sua primeira prova, no Rio de Janeiro, vencida pela atriz Fiorella Mattheis e a golden retriever Manu.
Sem pretensão de competir, o administrador Lucas Cortez, de São Paulo, e sua poodle, Nina, também aderiram ao canicross. Antes, a cadela praticava agility, aquele circuito canino cheio de desafios. E isso mexeu com os hábitos de Cortez. "Voltei para a academia e perdi peso para entrar no ritmo dela", conta. "O cachorro presta atenção nos movimentos do dono; então minha agilidade era decisiva para seu desempenho." A malhação com Nina, segundo ele, queima calorias, aumenta sua resistência e sua força muscular.


 Dan Wroblewski, veterinário e dono do parque canino Dog World, em Cotia (SP), diz que não há distância e tempo mínimos para esses momentos de atividade física a dois, mas sugere começar devagar para evitar lesões. "Leve o cachorro para dar uma volta no quarteirão. No dia seguinte, aumente o percurso até acostumá-lo a longos passeios", explica. Uma coisa é certa: "O animal ficará mais feliz, pois passará a fazer parte da rotina do dono e a socializar mais". 

Ficou animada para malhar com seu cão? Veja alguns cuidados essenciais
- Faça uma avaliação no veterinário para checar se o animal está saudável e apto a malhar.
- Nunca caminhe em chão quente demais, pois pode queimar as patas do bicho. Prefira locais com grama ou com pisos frios (cerâmicas e afins).
- Evite dias de sol forte para não desidratar seu cachorro. E sempre dê água a ele antes e depois.
- Respeite o tempo do animal para não deixá-lo de língua de fora. Comece com caminhadas curtas.
- Alimente-o depois do exercício para repor suas energias.

via   Claudia