sexta-feira, 12 de abril de 2013

Etiqueta virtual, você tem?


Você consegue se lembrar da última vez que recebeu uma carta? Elas estão ficando cada vez mais raras. A chegada do carteiro, que antes nos proporcionava tanta euforia, agora só nos causa tensão: faturas, boletos, cobranças…

Não precisamos mais buscar um papel bonito, escrever, perfumar, selar e aguardar dias para que o destinatário a receba, basta apenas alguns minutos e pronto: resolvemos quase tudo.
Os e-mails tornaram-se uma ótima ferramenta para enviar e receber orçamentos, projetos, propostas comerciais, currículos, convites, recados e mais uma dezena de coisas.

Vamos então, conhecer a etiqueta via e-mail para você não dar nenhuma mancada:

“Destinatário” – se há mais de uma pessoa e você quer que os demais vejam, adicione com “CC” (Com cópia). Caso queira manter a privacidade dos demais, que é o melhor, coloque “CCO” (Com cópia oculta). Assim, você não expõe os endereços, para que seus amigos tornem-se vítimas de spams.

“Assunto” – nunca envie um e-mail sem preencher este campo. E seja específica sobre o que se trata. Isso é essencial para quem recebe muitos e-mails. Palavras do tipo: “Tudo bem?”; “Oi”; “Saudades”, acabam sendo ignoradas por não parecerem importantes.

Cumprimente sempre, claro! A saudação deve ser apropriada a quem você envia. Normalmente, e-mails não devem ser longos, pois isso é extremamente cansativo. Mas também não deve ser tão breve a ponto de dar margem a interpretações erradas.
Respeite sempre a gramática e a ortografia, e palavras abreviadas devem ser evitadas.
Não escreva em ”CAIXA ALTA”, pois parece que você é rude e está gritando com seu destinatário.
Termine sempre com seu agradecimento e assinatura, que deve prezar pela discrição – nada muito enfeitado.
Sempre que for responder a alguém, utilize a opção “responder”. Não crie um novo e-mail com um novo assunto, pode dificultar.

Agora vamos à lista, do que nunca se pode fazer em e-mails:
  • Não repasse e-mail de outros sem autorização.
  • Não fique buscando a atenção das pessoas o tempo todo por e-mail, com perguntas e mais perguntas que muitas vezes são bem indiscretas.
  • Nada de ficar lotando a caixa de entrada dos seus contatos. Você se lembra do “semancol”? O que é importante e legal para você pode não ser para o outro, que às vezes agradece por educação. Não interprete que a pessoa gostou, mandando mais e mais.
  • Sabe os “e-mails correntes”, aqueles enviados para centenas de pessoas? Não faça isso nunca! Alguém no mundo gosta de receber isso?
  • Não coloque anexos pesados, ou em formatos dificílimos de abrir, pois consome tempo demais do destinatário.
  • Nunca envie um e-mail sem antes ler, reler e ter certeza de que é aquilo que gostaria de falar. Não podemos esquecer nunca que este será sempre visto como um documento. O que está ali, fica bem sendo impresso?
** Evite criar endereços de e-mails estranhos, engraçados ou de difícil leitura ou pronúncia. Um dia você pode precisar enviar um currículo via e-mail, e isso não será bem visto. O e-mail é algo pessoal, mas tem que ter noção quando for criar um. Por isso, busque um nome sempre pensando no futuro ou na facilidade que outras pessoas terão para entendê-lo. Veja alguns exemplos de e-mails que devem ser evitados: monicafofucha@…; gatinhaadriana@…, souumaprincesa@… E assim vai…

 Regra de ouro: não use a internet para fazer coisas erradas ou para prejudicar alguém, como espalhar fofocas e boatos; difamar ou caluniar; enviar falsos e-mails; enganar para levar vantagens financeiras; criar páginas, blogs ou perfis falsos; bisbilhotar a vida dos outros etc. Não pense que há proteção no anonimato. Se for necessário, e a polícia quiser, ela encontra qualquer um.

Tem tanta gente que espalha pedofilia, pornografia, terrorismo, ódio e tantas coisas ruins, vamos aproveitá-la para semear o que pode produzir vida, secar lágrimas, alegrar o espírito abatido, acabar com o desejo de suicídio… Enfim, promover só boas palavras! Eu creio que, se o Senhor Jesus estivesse hoje pregando, ele não perderia os bilhões de internautas espalhados pelo mundo. Ele teria um blog, um canal de vídeos mostrando testemunhos, iria twittar… Ele usou as ferramentas de sua época, o que você acha que Ele faria hoje para evangelizar?

Que tal compartilhar esta mensagem?
Sabemos que existe mais uma lista enorme sobre o que fazer e o que não fazer. Ajude-nos colocando sua opinião e suas experiências no mundo virtual.


 by Nubia Siqueira
Siga a minha pagina no Facebook.
Siga me no TWITTER