quarta-feira, 19 de junho de 2013

Horta ou floreira vertical com comedouro (pap)


Com um jogo de vasos e um pratinho de cerâmica, é possível fazer uma pequena hortinha ou floreira vertical que também vai atrair os passarinhos. A arquiteta Soraia Vitiello, da Gaia Projetos Sustentáveis, mostra como é fácil montar a sua! 


Materiais: 
enfeite para jardins / um bastão para sustentar os vasos (pode ser o cabo de um guarda-chuva velho ou de um rodinho) / tesoura / vasos cerâmicos menores (a quantidade varia de acordo com o comprimento do bastão) / um vaso cerâmico maior para a base / pá / grosa (ferramenta para lixar os furos nos vasos) / manta de poliéster para jardim / prato cerâmico para o comedouro / terra vegetal / pedras de argila expandida / cola quente / plantas aromáticas ou flores.


Com a grosa, lixe o buraco de drenagem do vaso cerâmico maior para aumentar sua abertura. O diâmetro deve ser o suficiente para o encaixe do bastão de apoio (o cabo de um guarda-chuva velho ou de um rodinho).


Depois de ter adequado o diâmetro do furo no vaso maior, pegue o vaso menor e com o uso da grosa, lixe somente uma pequena parte da circunferência do buraco de drenagem para que o vaso fique inclinado na horta ou floreira vertical. Repita este passo com os outros vasos pequenos, mas mude os locais da esfera a serem lixados para que as posições do vasos fiquem intercaladas no bastão. Ainda com a grosa, faça o orifício do pratinho no tamanho que dê para inserir o bastão.


Acertada a abertura dos orifícios dos vasos menores e do pratinho, use a cola quente para fixar o bastão (neste caso, foi usado um cabo de guarda-chuva velho) no buraco do vaso cerâmico maior. O bastão servirá de apoio aos vasinhos menores.

Preencha o fundo do vaso de base com as pedras de argila expandida, dando maior sustentação para o bastão de apoio colado anteriormente. Em seguida, encaixe os vasos menores, posicionando-os conforme o respectivo ângulo do orifício que foi limado com a grosa. Se o buraco dos vasos não estiver no ângulo ideal para ajeitá-los no bastão, acerte a abertura do orifício, lixando novamente.


Após posicionar os vasos menores, prenda o pratinho na parte superior do bastão de apoio, usando cola quente. Para fixá-lo bem, seja generosa na quantidade de cola colocada no orifício do prato. Espere secar a cola para iniciar o plantio.


Para plantar uma espécie de erva aromática ou de flor, primeiramente no vaso de base (tamanho maior), pegue a planta e abra o torrão delicadamente, com auxílio das mãos, retirando o excesso de terra, sem prejudicar as raízes. Reserve esta porção de terra removida...


...em seguida, encaixe o torrão no vaso cuidadosamente, preenchendo os espaços vazios do vaso com a porção de terra que foi retirada da planta.


Feito o plantio no vaso de base, agora é a vez de plantar nos vasos menores. Em cada um deles, cubra o orifício com um pedaço de manta de poliéster que serve para facilitar a drenagem. Colocadas as mantas, repita a operação de retirada do excesso de terra das plantinhas e acomode os torrões no interior dos vasos, completando-os com a terra que sobrou.


Fixe com a cola quente o enfeite de jardim no topo do bastão depois de preencher todos os vasos com plantas. Aqui, a arquiteta Soraia Vitiello plantou hortelã, poejo, alecrim e salsinha, mas você pode substituir por espécies de flores.


Coloque a hortinha ou a floreira vertical na batente de uma janela ou em outro local que receba luminosidade. Preencha o prato de cerâmica com algum alimento para os passarinhos e aguarde a agradável visita!


Créditos:
Reportagem visual e texto - Silvana Maria Rosso; edição - Karine Serezuella; execução e consultoria - Soraia Vitiello ; ambientação - Casa Ecológica Leroy Merlin Marginal Tietê