quinta-feira, 18 de julho de 2013

Alpargatas


Conhecidas como os calçados das vovós, e esquecidas por anos pela moda, as alpargatas ou espadrilles chegam com tudo na primavera e verão brasileira. Com solados rasteiros, os calçados, que surgiram na região mediterrânea da Catalunha durante o século 14, reaparecem por aqui.

 

Perfeito para o dia-a-dia, este calçado deixa mais estilosas as produções básicas do cotidiano, seja para ir ao trabalho, escola ou faculdade. Além disso, como muitas marcas inovaram com modelos bem elaborados, a nossa queridinha caiu no gosto das descoladas e é usada até mesmo com looks mais arrumadinhos, para passeios de fim de semana.


Para criar um visual moderno e que seja casual o suficiente para o dia-a-dia, a ideia é combinar as alpargatas coloridas com calças jeans e t-shirts, blusas ou camisas. Já para um look mais delicado e feminino, o calçado fica super bem com shorts, tanto jeans como de sarja, e também com vestidos e minissaias de tecidos leves, como os plissados.





Caso as roupas tenham estampas, uma sugestão para equilibrar o visual é diminuir o mix de cores nos pés. Quem quer ousar pode usar uma peça floral com uma alpargata trabalhada com spikes, por exemplo. A combinação fica ainda harmoniosa se o calçado for de uma cor só, de preferência uma das que aparecem na roupa florida.

 

Para destacar os pés, os modelos com listras, estampas florais, étnicas, com desenhos geométricos ou animal print são muito bem-vindos. E no quesito equilíbrio, a dica continua sendo a mesma: escolher uma das cores da estampa para compor outra parte que se sobressaia na produção, como a blusa, por exemplo.