segunda-feira, 15 de julho de 2013

O uniforme, a vaidade e o consumismo

Você já parou para pensar no porquê muitas escolas exigem que seus alunos usem uniforme? 

Post image for O uniforme, a vaidade e o consumismo
Além da praticidade e da economia para os pais, o uso do uniforme evita os “desfiles de moda” nas escolas, e refreia o consumismo precoce.

É incrível imaginar que crianças tão novinhas já tenham uma vaidade tão aguçada. A escolha de marcas, a exigência na hora de vestir-se, a vontade de chamar atenção dos colegas. Na verdade, essa vaidade parece estar embutida no nosso DNA; uns com mais, outros com menos, mas todos com alguma porcentagem.

E o que isso tem a ver conosco, mulheres que querem agradar a Deus?

Gostar de estar bonita e atualizada é natural. Eu amo me arrumar, mesmo que seja para ficar em casa. Mas quando a preocupação com a imagem, com a moda, com as roupas, com as marcas passa de um limite, e ser notada, elogiada, ou sempre vista como a mais bem vestida se torna o motivo que lhe impulsiona a cuidar da sua aparência diariamente, aí está um grande sinal vermelho.

Cruzar a linha de um cuidado natural para uma vaidade excessiva lhe trará uma carga desnecessária e inclusive nociva à sua fé.

Consumismo

Portanto, aqui vão 3 dicas práticas para evitar o consumismo e a vaidade:

1) Repita a mesma roupa SIM!
Comprar, comprar e comprar mesmo com o guarda-roupa cheio é no mínimo desperdiçar dinheiro. Seja criativa com o que você já tem e lute contra esse bichinho que quer lhe morder cada vez que você vê o comercial de uma promoção ou passa em frente a uma loja.

2) Não ostente
Lembro de uma colega de aula que ia todos os dias com roupa nova para a escola pública em que estudávamos. Um dia a professora chamou sua mãe para conversar e pedir que ela não usasse tantas roupas diferentes, pois a maioria dos alunos eram carentes e se sentiam mal, pois não tinham essa mesma condição. Tenha bom senso: na hora de se vestir, considere as pessoas e o ambiente para onde você vai e não queira ser o centro das atenções. (Isso vale também pra você não ficar se “APARECENDO” no Facebook, mostrando tudo de marca que você tem! a não ser que os seus “FRIENDS” tenham a mesma condição que você.) 

3) Vista-se para agradar a Deus
Se for realmente para Ele, você manterá uma aparência agradável, bela e sem exageros. Sua beleza exterior será um reflexo natural de quem você é por dentro.

Gostou? Então comente e compartilhe! :)
Até breve!

by  Marelis Brum