quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pintando o azulejo


Já vi várias pessoas que pintaram o azulejo, seja do banheiro ou da cozinha. É uma alternativa ao quebra-quebra. Se você está pensando nesta possibilidade, inspire-se com estas fotos:



A primeira coisa que precisa ser feita é lavar toda a parede com detergente neutro até que se elimine toda a sujeira, poeira, e gordura dos azulejos e principalmente dos rejuntes.

Caso haja mofo nos rejuntes, deve ser eliminado com uma solução de água sanitária diluída em água, e logo após, efetuar a lavagem com detergente neutro e enxaguar bem.

A maioria das tintas para pintura de azulejos é à base de resina epóxi, que é incompatível com água ou qualquer umidade durante a aplicação. Por isso, deve-se esperar 24 horas após a lavagem dos azulejos, para garantir que a superfície estará completamente seca, para então começar a pintura. Também não é recomendado trabalhar com este tipo de tinta em dias chuvosos e muito úmidos.



Se você deseja apenas mudar a cor dos azulejos, deixando aparentes os rejuntes e os desenhos em relevo das cerâmicas (se houverem), é hora de aplicar a tinta.

A tinta ideal para a pintura de azulejos é a tinta epóxi, fabricada em sua maioria em dois componentes (tinta e catalizador separados).
















Tintas usadas para a pintura:




Gostou? 
Então mãos a obra!