quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sapatênis Masculino

Sapatênis é um tipo de calçado que une a seriedade do sapato social, com o despojamento de um tênis. Caracteriza-se por ser sempre fechado e sem entressola.



Começou a ser fabricado e comercializado no final do século XX, e a ter mais destaque no início do século XXI. A palavra é um neologismo proveniente da sobreposição dos vocábulos “sapato” e “tênis”.

Do sapato social o sapatênis herdou o formato, e do tênis a informalidade. Como via de regra, traz solado sintético e corpo em couro, nobuk, camurça ou lona. O resultado é um calçado moderno, originalmente masculino mas produzido também nas versões feminina e unissex.

Imagine um calçado alinhado como um sapato social. Agora imagine um calçado que, além disso, traz conforto, um design mais arrojado e até cores vibrantes. Esse é o sapatênis.



Esta modalidade de calçado une o conforto do tênis com uma apresentação um pouco mais sofisticada dos sapatos, podendo ter entre seus materiais o couro, o nobuk, e até mesmo a lona.

Começou a ser fabricado e comercializado ali pelo final do século XX, porém a ter mais destaque no início do século XXI. Sabe como é, o futuro, a modernidade, ambientes de trabalho mais informais, a necessidade de conforto, enfim, todo um cenário de mudança na sociedade motivou a criação de um calçado adequado a pessoas modernas, jovens e antenadas. 

Como identificar um sapatênis

Um sapatênis caracteriza-se por ser fechado, ou seja, por deixar os pés totalmente cobertos, com um solado que se assemelha ao tênis (mas sem a tradicional entressola) e o cabedal sua parte de cima, que lembra um sapato.

Um ponto interessante e que pode ajudar é que o sapatênis costuma trabalhar várias cores. Apresentam-se em opções tradicionais, como bege e branco e outras mais modernas como azul, vermelho e laranja.

Modernos e versáteis!

O sapatênis é uma opção de calçado que oferece elegância e muito conforto. São indicados para aqueles momentos informais, porém nos quais o uso de um tênis seria inadequado. São modernos, despojados e versáteis, podendo ser usados de várias formas e combinações, desde a calça jeans até uma bermuda.

Inicialmente, eles eram voltados somente para o time masculino. Contudo, hoje, há modelos unissex e que também são direcionados às mulheres.

Como looks sugeridos podemos listar as combinações de jeans e blaser para os homens e para as meninas short e camisas sociais femininas. Um cinema, um almoço em família, uma tarde no shopping e até uma reunião de happy hour são ocasiões onde o sapatênis cai muito bem.