quarta-feira, 9 de outubro de 2013

BRASILEIROS DESENVOLVEM MEMBRANA 3D PARA IPAD

BRASILEIROS DESENVOLVEM MEMBRANA 3D PARA IPAD QUE DISPENSA ÓCULOS
TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO TRANSFORMA IMAGENS 2D EM 3D


CARLOS, FELIPE E ANDRÉ: OS SÓCIOS DA MAGOO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Três jovens brasileiros desenvolveram juntos uma membrana 3D para iPad que permite ver vídeos e fotos convencionais em três dimensões sem a necessidade de utilizar óculos.
A invenção foi de André Wolfenberg Zanuto, de 25 anos. Ele teve a ideia há três anos, quando morava na Austrália. “Tive contato com a tecnologia lenticular e pensei que poderia trazê-la para equipamentos eletrônicos”, diz Zanuto.

Animado com a ideia, Zanuto começou a estudar as tecnologias de imagem em três dimensões disponíveis hoje. E depois de pesquisar muito, encontrou uma solução: fundir as tecnologias lenticular e paralax e criar uma terceira. Foi assim que nasceu a Magoo 3D, a primeira membrana que permite a visualização de vídeos e fotos 2D em três dimensões no iPad.

A MEMBRANA CRIADA PELA MAGOO PERMITE VER IMAGENS 3D NO IPAD (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Além da membrana, a tecnologia exige a utilização de um aplicativo, que tem um algoritmo capaz de converter as imagens 2D em 3D em tempo real. Grosso modo, ela divide a imagem em linhas minúsculas, com centésimos de milímetros, que fazem com que a imagem seja dividida e apareça de forma diferente para cada um dos olhos, dando o efeito 3D.

A produção do primeiro protótipo foi toda caseira. “Imprimi uma película de transparência com a ajuda de uma impressora comum”, conta Zanuto. Apesar de precário, o primeiro modelo serviu como base para testar o produto e procurar fornecedores capazes de criar o produto final.

Hoje, a produção do produto é toda feita pela Magoo Tecnologia. Além dos três sócios da empresa, outras quatro pessoas ajudam na montagem dos equipamentos.

Além da ideia, Zanuto precisou estudar um bocado para tirar do papel a sua invenção. “Fiz um curso de AutoCAD pelo YouTube para poder fazer o desenho técnico em 3D que me pediam”, diz o publicitário, que confessa ser “um pouco nerd”. Outros desenvolvimentos, como o do algoritmo utilizado na APP, ficou por conta do primo, Felipe Wolfenberg Fernandes, 23 anos, que estuda engenharia elétrica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O investimento total feito até agora na criação do produto foi de R$ 120 mil. Mas o desenvolvimento ainda não acabou. “O produto nunca está acabado”, diz Zanuto. A membrana já está à venda no site www.magoo.tv por R$ 150,00. A versão atual do produto é compatível com todas as versões do ipad, exceto o mini. 

O próximo passo é estender o uso da membrana para outros aparelhos, provavelmente outro tablet. “Cada novo produto significa praticamente começar do zero, já que as configurações e resoluções de tela de cada um deles são muito diferentes”, diz Zanuto.