sábado, 18 de janeiro de 2014

DataStickies: Pen drives que funcionam como post-its



A partir de agora, todos aqueles lembretes colados no monitor do computador finalmente vão armazenar dados. Dois designers criaram um conceito de pen drives USB feitos de papel fino, que se aderem com facilidade a qualquer superfície.

Os DataStickies foram desenvolvidos por Parag Anand e Aditi Singh, do estúdio de design ASDS, de Nova Délhi. Pela sua descrição, parece que eles se cansaram se tentar achar portas USB, criando um pen drive que armazena dados e os transfere diretamente para uma superfície ótica de transferência de dados (ODTS). Ela consiste em um painel fino que se adere à tela de um computador ou outro equipamento eletrônico.
Segundo os designers, os DataStickies contariam com adesivos condutores sensíveis à pressão, que poderiam ser reutilizados em deixar marcas. Você também poderá escrever sobre eles, e as bordas acenderão durante a transferência de dados.

“Se for preciso entregar um arquivo, basta usar um único adesivo, em vez de um pen drive inteiro”, descrevem Anand e Singh. ”Os dados relacionados a um assunto específico em um livro podem ser ‘colados’ na página relevante”. O projeto acaba de vencer o prêmio Red Dot Design 2014, um dos maiores concursos de design do mundo.

Os DataStickies seriam feitos de grafeno, um material que Signe Brewster, do GigaOm, descreve como “uma única camada de átomos de carbono, ligados por um padrão repetitivo de hexágonos”. Ela também destacou que o “adesivo-pen drive” é um milhão de vezes mais fino que o papel. O grafeno permitirá que o usuário carregue uma quantidade significativamente maior de dados que a dos pen drives atuais, embora o material ainda apresente alguns desafios.

Quando vejo flash drives minúsculos em uma loja, me sinto como uma carroça velha. Lembro-me da época em que tínhamos que apagar arquivos grandes de discos rígidos externos para abrir espaço! E agora tudo pode ser armazenado em bilhetinhos colados no computador. Só não deixe seus gatos por perto: aquele relatório importante pode acabar na caixa de areia.

via