segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Cheesecake com calda de goji berry da Dukan

Para a fase da consolidação

Se você está à procura de doces para fazer durante a dieta Dukan, o livro "Confeitaria Dukan – As sobremesas do Método Dukan", da Editora BestSeller, tem diversas opções. Uma delas é o cheesecake com calda de goji berry. Veja como fazer a receita abaixo:


Cheesecake com calda de goji berry da dieta Dukan, na fase da consolidação / Foto: Natacha Nikouline

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Fase: Consolidação

Para a massa do cheesecake:

Ingredientes:
6 colheres de sopa de farelo de aveia
2 colheres de sopa de amido de milho
1 ovo
½ colher de chá de fermento em pó químico
1 colher de sopa de adoçante culinário
Canela em pó a gosto
3 colheres de sopa de leite desnatado

Modo de preparo: 
Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa listada na ordem da receita, só tomando cuidado para não deixar a massa muito mole. Mexa com o auxílio de um garfo. Leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa entre dois plásticos e corte com o cortador de sua preferência.

Coloque a massa em uma forma forrada com papel-manteiga e leve ao forno preaquecido de 180 a 210ºC por aproximadamente 30 minutos, até dourar por baixo, sempre monitorando o cozimento. Quanto mais tempo ficar no forno, mais crocante a massa ficará.

Para o creme:

Ingredientes:
2 xícaras de leite desnatado
3 gemas
2 copos de leite desnatado em pó
2 ½ xícaras de ricota com até 7% de gordura
1 sachê de gelatina em pó sem sabor
5 colheres de sopa de adoçante
3 claras em ponto de neve

Modo de preparo: 
Enquanto a massa estiver assando, leve ao fogo uma panela com 1 xícara de leite, misturada às gemas, ao adoçante e ao leite em pó. Deixe ferver. Coloque no liquidificador e bata o creme que acabou de ser cozido com a ricota e a gelatina dissolvida no restante do leite. Depois de batido, junte as claras em neve delicadamente e despeje sobre a massa já assada. Leve à geladeira.

Para a cobertura de geleia de goji berry:

Ingredientes:
6 colheres de sopa de goji berries
300ml de água (o suficiente para cobrir as goji)
1 colher de sopa de adoçante culinário
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de gelatina em pó (sabor morango ou cereja)
1 colher de sopa de (opcional) pectina sem açúcar (para preservar por mais tempo)

Modo de preparo:
Coloque as goji berries em uma panela pequena e adicione o suficiente de água para cobri-las. Deixe ferver em fogo médio por aproximadamente 10 minutos, mexendo delicadamente, até as goji absorverem a maior parte da água. Adicione uma colher de suco de 1 limão e o adoçante culinário em pó.

É normal elas soltarem cor quando o suco de limão for adicionado. Mexa por mais alguns minutos e retire do fogo. Coloque a mistura em um prato e adicione o pó de gelatina com o sabor de sua preferência. Misture delicadamente. Se preferir, esmague as goji com um garfo para uma gelatina mais pastosa (opcional). Adicione a pectina para a geleia durar mais tempo. Coloque a geleia num pote de vidro com tampa e mantenha em geladeira. Consuma em até 5 dias.