domingo, 7 de setembro de 2014

Cortes para cabelos cacheados


As melhores dicas para dar forma aos seus cachos
Curtos, médios ou compridos, os cabelos cacheados demonstram atitude e personalidade e ficam bem definidos com os cuidados certos.
Alguns anos atrás poderíamos dizer que os cabelos cacheados estavam praticamente em “extinção”. A moda era ter cabelos lisos, trabalhados na escova ou na chapinha.

Os alisamentos eram febre nos salões e encontrar uma mulher com cabelo cacheado era tarefa quase impossível. Entretanto, isto faz parte do passado e as mulheres atualmente tem variado muito mais nos cabelos e boa parte delas está, inclusive, optando pelas “curvas” naturais.

É fato que, cada vez mais as mulheres tem assumido seus cachos, se livrando de tratamentos químicos desnecessários e até em alguns casos perigosos e preferindo cuidar e tratar as madeixas para mantê-las bonitas, com cachos definidos, hidratados e saudáveis.

Seguindo os cuidados adequados e adotando um bom corte, o seu cabelo cacheado tomará forma e servirá como uma linda moldura para o seu rosto. Confira a seguir dicas de especialistas, ideias de cortes e penteados e fotos de mulheres cacheadas para aprender e se inspirar.
Os cortes ideais para cabelos cacheados

Entre os profissionais há uma unanimidade: cabelos cacheados nunca devem ter cortes retos. Isto porque o corte reto tende a criar volume e não dá definição ao cacho.

Segundo o cabeleireiro Wagner Ramos, as franjas curtas juntamente com os cortes retos não são harmoniosos: “Eles tornam os cabelos pesados e sem movimento, tornando muito difícil de ajeitar”, afirma.

Entre as dicas, o profissional sugere os cortes em degradê, irregulares e desconectados, em formatos arredondados: “São ótimos aliados”, revela.

A hairstylist Goreth Fernandes sugere os cortes picotados com leveza nas pontas. Em se tratando de tendência, a profissional afirma que o corte de Taís Araújo está super em evidência.


Foto: Reprodução / Instagram Tais Araújo

Já Wagner afirma que mesmo no verão, o Sun Light, como nos cachos da blogueira Cinthya, continua uma tendência, com as pontas claras valorizando os cachos e iluminando o rosto: “O comprimento está aberto para o estilo de cada um, mas cuidado a compor esse look para não cometer excessos”, pondera.


Foto: Reprodução / Cinthya Rachel
Fotos: cabelos cacheados com cortes lindos para você se inspirar

As mulheres brasileiras tem, em sua grande maioria, os cabelos encaracolados. E se você também faz parte desse grupo e pretende mantê-los naturais, vale a pena se inspirar nos cortes das belas blogueiras cacheadas, confira:


Foto: Reprodução / Rayza Nicácio Blog


Foto: Reprodução / Petits Vaidades




Foto: Reprodução / Dani Azevedo


Foto: Reprodução / Jujuba Doce por Juliana Louise


Foto: Reprodução / Blog Cantinho da Nanda


Foto: Reprodução / Gill Vianna


Foto: Reprodução / Nathalie Barros
8 dicas infalíveis dos profissionais para cabelos cacheados

Coloque em prática as sugestões dos experientes hairstylists Wagner Ramos e Goreth Fernandes para que seu cabelo naturalmente cacheado fique ainda mais bonito e bem cuidado:

1. Corte ao menos de três em três meses

Essa dica é antiga, mas sempre boa de ser lembrada. Cabelo cresce e perde o formato e a força e o corte periódico ajudará no fortalecimento e beleza dos seus fios.

2. Lave os cabelos na água morna, pois a água quente resseca o cabelo

A água muito quente resseca os fios, use a água morna, para que os folículos se abram, mas sem estragá-los.

3. Escolha os produtos específicos para seu tipo de cabelo

“A escolha do produto adequado para manutenção é providencial, para repor as propriedades perdidas no dia a dia e após processos químicos”, afirma Wagner.

4. Ao tingir, respeite as recomendações do profissional

“Respeitar o período de retoque é fundamental”, aconselha Wagner. O profissional alerta ainda para a presença de químicos anteriores na hora de pintar: “Caso tenho alisamentos, relaxamentos entre outras químicas, nunca utilizar ox acima de 20 Volumes”.

5. Hidrate semanalmente

Segundo Goreth, cabelos cacheados tendem a ressecar mais, pois normalmente são lavados todos os dias. Por esta razão, a hidratação semanal é fundamental.

6. Use e abuse do leave-in

Cabelos cacheados tem um melhor amigo: o leave-in. Responsável por dar definição aos cachos, na opinião de Goreth este é o produto que toda mulher de cabelo cacheado deveria ter.

7. Monte um kit básico de produtos

Wagner aconselha que o kit contenha:
 shampoo para cabelos quimicamente tratados, por ter uma limpeza mais delicada; condicionador que reconstrua as fibras e devolva massa capilar; mascara com alto poder de hidratação e rica em vitaminas A, E e B5 e aminoácidos; leave-in ou ativador de cachos para uso diário e para manter os cabelos hidratados; e um sérun para reparar as pontas e minimizar o desgaste dos fios.

8. A dupla mousse e difusor proporciona um efeito incrível

O mousse serve para dar volume e o difusor complementa o efeito delineando e definindo os cachos. Dupla de sucesso na certa!


As marcas de cosméticos estão cada dia apostando mais em produtos voltados para este tipo de cabelo, o que aumentou a gama de opções consideravelmente nos últimos anos. Mas como nem só de bons produtos vive o cabelo, o corte também é muito importante para criar uma harmonia no rosto, sendo assim, vale ressaltar que o produto sozinho não “faz milagre”.