segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Você conhece o seu ponto fraco?


Você não é o Super Homem mas até ele tem o seu ponto fraco: a kryptonita. Por mais super homem ou super mulher que você possa ser, há uma parte de você que é mais débil. Outro nome que se dá a isso é o seu tendão de Aquiles, expressão que herdamos da mitologia grega. Aquiles era um herói “invencível” que tinha apenas uma vulnerabilidade, por onde foi morto: seu calcanhar.

Não é à toa que todo herói de ficção, apesar de seus superpoderes, também tem seu ponto fraco. É uma maneira de lembrar a nós mesmos de nossas fraquezas. Não há ninguém nesse mundo que seja invulnerável. Qual é a sua fraqueza? Aqui vai uma lista de 10 fraquezas bem comuns ao ser humano (há muitas mais):  
Álcool, drogas, cigarro e outras substâncias entorpecentes: sua válvula de escape da realidade. Vídeo games e outros tipos de games cabem aqui também por sua habilidade de nos tirar da realidade

Mulher: você homem que não consegue ter uma só
Homem: você mulher que precisa de um para acalmar sua carência
Dinheiro: você que faz tudo e mais um pouco por ele, mesmo que seja ilegal ou às custas de seus valores
Orgulho: o ponto fraco de todos nós. Há tantas formas de feri-lo… desprezo, falta de reconhecimento de seu valor, levar uma repreensão, reconhecer um erro, vergonha de pedir desculpas, um comentário sobre sua aparência, ser superado por alguém melhor… A lista é longa. Até a humildade pode provocar orgulho (!)
Sexo: pornografia, masturbação, ter vários parceiros, obsessão pelo prazer sexual
Emoções: tristeza, raiva, sentimentos depressivos, falta de atenção, baixa autoestima, ódio, mágoa, hipersensibilidade, timidez, vergonha
Sua infância: nem sempre fácil de detectar, mas uma infância instável, incompleta, abusiva ou marcada pela ausência de boas referências de pais podem desencadear vários problemas na vida adulta
Presa fácil das dúvidas: uma pessoa indefinida, de opiniões variáveis, indecisa, muito dependente da opinião alheia
Medo: de errar, de perder o que tem, do futuro, de ficar sozinho, de perder o controle, do que as pessoas pensam, de parecer ridículo… O medo, como o orgulho, atinge a todos nós em graus diferentes. É a ausência da fé.

Você tem pelo menos um ponto fraco. Isso não lhe faz menor que ninguém, apenas humano. O que você não pode fazer é ignorá-lo.

Identifique o que é, reconheça-o como fraqueza e desenvolva estratégias inteligentes para superá-lo.

Você não precisa ser fraco porque tem um ponto fraco. Mas seja mais esperto que ele.