sexta-feira, 19 de junho de 2015

Espelho do banheiro oxidou?


Os principais benefícios do uso do espelho em decoração é o fato de ampliar e proporcionar continuidade espacial; a possibilidade de multiplicar texturas e efeitos de iluminação por um custo baixo; a fácil adaptação a qualquer estilo de decoração; o baixo custo de manutenção e a facilidade de instalação. Os fabricantes estão produzindo espelhos resistentes à umidade, com vidros e elementos reflexivos coloridos podendo ser amplamente aplicados na decoração.


Sala de jantar

Quando aplicado na parede inteira, o espelho possui a função direta na ampliação do espaço. “Além de aumentar o ambiente, amplia todos os demais efeitos aplicados a este ambiente, como, por exemplo, iluminação, gesso, texturas e papéis de parede”, explica o arquiteto. Se aplicado nas paredes maiores, maximiza a amplitude do ambiente. Quando os ambientes são pequenos demais, a dica de Flávio é aplicá-lo em mais de uma parede, “porém é preciso cuidar da concentração de imagens, e não se recomenda a colocação em paredes opostas”, alerta.

Banheiros


“O formato, o acabamento e a fixação devem estar adequados à estatura dos usuários”, recomenda Flávio Carraro. Para ampliar o espaço do banheiro, basta aplicá-lo em toda a parede, desde a entrada até o box, passando inclusive atrás do vaso. “Assim como na sala, ajuda na maximização dos efeitos de iluminação, texturas e acabamentos”, enfatiza.

Corredores


Quando o corredor termina numa parede, a dica do arquiteto Flávio Carraro é usar um espelho nesta parede, associada ou não a objetos de decoração sobrepostos. O espelho tanto pode ser aplicado na parede inteira como em apenas uma parte, como um quadro, por exemplo.

Dormitórios


A associação do espelho com o mobiliário tem sido cada vez mais frequente nos quartos. “Um dos principais motivos é diminuição a sensação de claustrofobia, com a duplicação dos espaços pela reflexão destes”, explica o arquiteto.

Cozinhas


O uso de espelho em cozinhas é possível, mas deve-se ter cuidado com a sua manutenção, já que muitos produtos químicos usados nestes ambientes e podem influir sobre a vida útil do material.

Escritórios

Os escritórios seguem a mesma dinâmica de aplicação dos quartos, entretanto o cuidado deve ser quanto às imagens que se pretendem duplicar. “Para não atrapalhar a concentração, sugerimos que não sejam colocados espelhos em oposição à atividade que se desenvolve”, enfatiza o profissional. Se for um escritório de atendimento, por exemplo, prefira colocar um espelho ao fundo da cadeira de trabalho, pois amplia o ambiente e contribuir para centralização da atividade no espaço ampliado “virtualmente”.

Salas de TV


“Na sala de TV, a sobreposição da TV à área espelhada pode gerar concorrência entre a imagem refletida e imagem transmitida pelo equipamento, principalmente se o espelho estiver ocupando toda a parede”, afirma Flávio Carraro. Portanto, em vez de revestir a parede da sala de TV, aplique espelhos pontualmente ou em grupos compositivos.


Mas como é feito um espelho?

O vidro comum recebe sobre uma das superfícies camadas metálicas, como a prata, o alumínio ou o cromo. Em seguida, o produto recebe camadas de tinta que têm como função protegê-lo. É a prata que promove o reflexo das imagens, visível por meio do vidro transparente e protegida pela tinta. Quando olhamos para o vidro, a camada de prata metálica reflete a nossa imagem.

Hoje, existem dois processos para a fabricação do espelho. Um dos mais difundidos no mundo é o galvânico – utilizam-se camadas metálicas de prata e cobre juntamente com uma tinta protetora.

O processo copper-free é o mais recente – durante a fabricação dos espelhos, utilizam-se camadas metálicas de prata, agentes passivadores de ligamento e tinta protetora. Os dois métodos são semelhantes, porém, existem pontos de diferenciação. O copper-free não utiliza o cobre como protetor da prata, pois a proteção é feita por uma solução inerte que, aplicada sobre a prata, evita sua oxidação e dá boa aderência à tinta. O mercado brasileiro dispõe de espelhos de boa qualidade, fabricados a partir das duas tecnologias. 

Benefícios

Além de ser um objeto fundamental para residências, como complemento de decoração, o mercado oferece espelhos que possuem alta resistência ao aparecimento de manchas (oxidação) e alto grau de reflexibilidade. Na decoração, o espelho amplia o ambiente e proporciona maior aproveitamento da luz natural. 


As arestas dos espelhos também apresentam diferenças. 


A aresta do lado pintado requer mais cuidados em relação à que não contém pintura e prata.
Quando o espelho é cortado e beneficiado na empresa, a pintura localizada na aresta do espelho fica exposta ao ataque de produtos químicos. Por isso, a maioria dos casos de oxidação em espelhos acontece nas bordas.

Apesar de ser invisível, há um recursos que restaura a proteção original do espelho após o beneficiamento. A simples aplicação de um produto especial - composto à base de elastômeros de alto desempenho - protege as arestas e bordas do espelho e evita o ataque químico que oxida a prata do seu espelho.



Geralmente, os espelhos são fabricados nas espessuras de: 2, 3, 4, 5 e 6mm. Mesmo com a variedade de modeladores de bordas (rebolos), são três os modelos mais adequados devido às espessuras relativamente estreitas dos espelhos. Confira abaixo:


As lapidações retas e ½ cana são padronizadas. No entanto, o bisotê oferece variações de medidas. As espessuras dele variam entre 5, 10, 15, 20, 25 e 30mm. Contudo, existem algumas limitações quanto à espessura do espelho x largura desse acabamento. Isso porque quanto mais fino for a espessura do vidro, menor será a possibilidade de um bisotê mais largo.

Todas as possibilidades de utilização do espelho foram ampliadas com o desenvolvimento das técnicas de espelhação. Existem vários tipos de espelho –simples, de segurança com resina, côncavos, convexos, bisotados, laminados, coloridos, entre outros. São inúmeras as formas de sua aplicação: lojas, academias, hotéis e elevadores, decoração de móveis e paredes (portas, tetos e espelhos de banheiros). Ainda pode ser colocado em molduras.

Créditos: