terça-feira, 1 de setembro de 2015

Aprendendo mais - Culinária

No mercado tem uma infinidade de livros de culinária. Desde dicas até receitas, é sempre bom ter um por perto.

Eis alguns:

 Conhecer as características de cada ingrediente é indispensável para preparar receitas saborosas e nutritivas. Culinária essencial oferece informações detalhadas sobre legumes, verduras, frutas, carnes, peixes e frutos do mar e explica como aproveitá-los de acordo com a época em que estão mais frescos. A obra ensina a fazer entradas, comidinhas, pratos principais, acompanhamentos, sobremesas e conservas, reunindo mais de 1.000 opções doces e salgadas. Os capítulos trazem cardápios organizados por estação, destacando os principais alimentos da época e suas propriedades e indicando como comprar, armazenar e conservar cada um deles para consumi-los o ano inteiro. As receitas são inspiradas na gastronomia internacional e incluem curiosidades sobre cada prato, além de sugerir variações de preparo. Entre os destaques, a Salada de queijo de cabra marinado é uma entrada perfeita para a primavera; o Tagine de peixe é um ótimo prato principal para o verão; no outono, o Alho-poró assado ao molho de tomate é ideal para servir como acompanhamento; e, no inverno, a Torta de pera da Normandia é uma sobremesa que aproveita as frutas típicas da estação mais fria.



 Companhia inseparável de cozinheiros de todos os níveis de conhecimento culinário, este livro oferece 300 receitas minuciosamente descritas, com fotos que ilustram as principais etapas de preparação e o resultado final. O método claro e didático ensina a fazer entradas, saladas, pratos vegetarianos, comfort food, pães, tortas, bolos e sobremesas, além de pratos do dia a dia e para ocasiões especiais. Inclui alternativas para variar as receitas originais.






Para quem sofre de alergia ou intolerância alimentar, este titulo reúne receitas deliciosas livres de trigo, fermento, ovo, soja e laticínios, e boaparte sem gluten, que agradam também aos que não abrem Mao de comer bem. Pippa Kendrick, especialista no assunto, alia bem-estar a iguarias sofisticadas e saborosas, indicando produtos alternativos, como leite produzido com oleaginosas, preparados a base de gomas naturais para substituir o ovo, farinhas e grãos sem glúten. Explica as características dos alimentos e ensina tecnicas que ajudam no preparo dos pratos. São 120 sugestões doces e salgadas nutricional mente balanceadas e organizadas de acordo com as estações do ano, que adaptam receitas tradicionais e combinam ingredientes naturalmente não alergênicos. Algumas das opções são o Falafel com salada de tomate e salsinha na primavera, o Sorbet de morango e limão no verão, o Camarão all’arrabbiata no outono e o Frango assado com recheio de tâmara e quinoa no inverno. Um capitulo especial mostra como fazer Paes e massas, como o Pão branco com crosta, o Pão pita e a massa podre, entre outros.







Um dos objetivos da chef Renê Ricardo foi dar prioridade neste livro, à comida feita em casa, de forma saborosa, com bons ingredientes, com cuidado e carinho. Cozinhar, além de ser uma forma mais saudável de se alimentar e de alimentar a família, também faz o elo entre familiares e amigos. A cozinha apresentada neste livro é uma culinária simples, trazendo não só a origem e a essência da chef Renê, mas a da maioria dos brasileiros. Para enriquecer ainda mais o livro, a autora apresenta curiosidades sobre alguns patos, dá dicas e revela segredos, além de apresentar um glossário, explicando alguns termos da gastronomia e ampliando o conhecimento do leitor.



"Le Cordon Bleu - Fundamentos Culinários - Receitas Clássicas", apresenta 169 receitas que juntas representam o somatório conclusivo das técnicas da culinária francesa como foram praticadas nos últimos 300 anos. Estas receitas foram cuidadosamente selecionadas pelo Le Cordon Bleu para transmitir a historia e a evolução das técnicas da culinária francesa e sua forte influencia nos chefs de hoje em dia. Por estas receitas, aprendemos o que influenciou a cozinha francesa e como estas técnicas tradicionais adotaram a inclusão de novos ingredientes e sabores, dos Champignons a la Turque ao Oeufs a la Mexicaine.



200 Receitas de Saladas Nutritivas ensina a fazer saladas quentes, com grãos e macarrão, e com frutas, para criar sobremesas saudáveis. Há variações que trazem dicas de molhos, como de mostarda com laranja, e de acompanhamentos para a salada com legumes, vegetais, queijos e frutos do mar. Com este livro, o leitor terá ideias para fazer da salada um
prato leve, simples e delicioso, e também vai aprender como complementá-la com carne ou peixe e torná-la uma refeição completa. Há opções de almoços frugais ou pratos sofisticados para um jantar formal.





'Mais Você 10 Anos' traz mais de 100 receitas - as preferidas da apresentadora e do público e outras que foram trazidas de viagens internacionais, todas ilustradas com explicações passo a passo. O livro também passeia pelos quadros que a equipe lançou para dar um novo estilo ao programa e pelos prêmios que recebeu. Em cada capítulo, Ana Maria Braga revela os bastidores do programa.






Os petits gâteaux presentes neste livro encantam os olhos e conduzem a descobertas muito saborosas. São receitas claras, precisas, novas: para a hora do chá, para partilhar durante uma viagem, de guloseimas ou de deliciosas especialidades colhidas em uma volta pelo mundo gourmand: dos Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Itália, Reino Unido e Magreb. É uma mina de ideias destinadas a renovar as escolhas de uma clientela exigente ou para encantar deliciosamente os amigos. Edição bilíngue (francês/português).





Quer você seja estritamente vegetariano, esteja tentando consumir menos carne ou simplesmente esteja atraído pela cozinha vegetariana: este livro vai transformar sua maneira de pensar gastronomia sem carne.









Este premiado livro é um guia prático de como fazer pães dos mais diversos tipos. Com uma linguagem fácil, de leitura agradável, Richard Bertinet torna divertido o preparo das mais variadas formas desse alimento tão antigo quando essencial. A partir da massa básica, fica realmente muito fácil de fazer pães brancos, integrais, doces, de azeite e de centeio. Há também receitas especiais para muitas ocasioões: scones para o chá, pizza para os amigos, pão de vento para o jantar, focaccia pra um lanche ou pão de mel e lavanda para o café da manhã. As opções são infintas e, depois de dominar as técnicas básicas de preparo da massa, você mesmo poderá escolher e experimentar novos sabores.





Neste novo livro da coleção Estilo Wessel, o tema são os hambúrgueres. Com receitas tradicionais e inovadoras, Wessel ensina os leitores todos os truques da arte de fazer hambúrguer, incluindo informações históricas e curiosidades sobre o tema e dicas preciosas para aqueles que apreciam a culinária.




Para comprar algum destes livros acima, basta clicar na imagem do livro.

Se você quiser conhecer e comprar outros livros de culinária, clique aqui.

Gostou?
Compratilhe!