quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Pó Facial - Tipos


Parece algo simples, mas a verdade é que muita gente não sabe escolher um bom pó facial e isso é muito importante, pois a má escolha dele pode acentuar linhas de expressão, ou não dar aquele efeito que você esperava, por melhor que seja a marca.

O pó tem diferentes funções, dependendo da maneira como é aplicado. Se você usar ele após o uso da  base, ele vai proporcionar uma cobertura ainda maior. Se você usar o pó sem base, ele vai apenas retirar o brilho da pele, seja ela normal, oleosa ou mista; mas não é recomendável para a pele seca porque pode deixar um efeito craquelado.

Ele ajuda a fixar a maquiagem e o mais legal, retira o brilho da pele, deve ser aplicado por todo o rosto, colo e pescoço, para dar uniformidade à pele, com um acabamento aveludado. Atenção: o excesso de pó nos vincos [olhos e nariz] acentua ainda mais estas áreas.

Tipos de pó facial

Pó Compacto:
O pó compacto foi prensado e no caso dos com cor, oferece maior cobertura. É ótimo pra levar na bolsa e para retocar a maquiagem depois de um tempo. Pode ser aplicado com esponjinhas ou pincéis (de preferência mais fofos).

Pó Solto:
No geral, são feitos de grãos mais finos que os compactos. É bem natural, porém não é muito prático para retoques. Deve ser aplicado com pincel.

Pó Translúcido:
Compacto ou solto, não oferece quase nenhuma cor, deixa a cor da base e do corretivo bem fiéis. Pode ser usado desde as peles mais claras até as mais escuras, dá um aspecto bem aveludado e oferece bastante fixação para a maquiagem. Deve ser aplicado com pincel.

Pó Mineral:
A diferença está mesmo na sua formulação. Ele é feito de minerais naturais, não apresenta conservante e nem talco! Em sua maioria são “bases em pó”,  mas podem ser usados também como pó em cima da base e do corretivo. Seu aspecto é bem natural e leve, pode também ser translúcido. Confere um aspecto aveludado à pele.

Pó Opaco, Matificante ou Anti-brilho:
Também pode ser translúcido. É ideal para peles oleosas que ao longo do dia adquirem aquele aspecto brilhoso e molhado e para peles com poros muito dilatados. Têm sílica na composição, o que faz com que ele não seja muito bom em fotos, podendo deixar aquele aspecto “esbranquiçado”.

Pó Bronzeador:
Podem ser compactos, soltos ou até minerais. Sua única diferença é ter uma cor mais alaranjada ou mais escura. Deve ser usado com cuidado e nas áreas onde “pegam mais cor” quando expostas ao sol. Dá um ar saudável para as peles muito branquinhas. Cuidado, use com cautela, afinal, acho que você não quer sair de casa toda laranja ou com a pele muito mais escura. Podem ser aplicados com pincéis de blush (de preferência chanfrados).

Pó Iluminador:
Só deve ser usado em algumas regiões do rosto (como perto das têmporas) ou “onde bate a luz”. Com brilho discreto ou opacos, podem ser soltos ou compactos. Deve ser aplicado com pincéis menores.

Pó Fixador:
O Pó fixador, como diz o nome, serve basicamente para finalizar e fixar a maquiagem. Faz a maquiagem durar por horas sem precisar de retoque! Não adiciona cor, nem acabamento. Deve ser aplicado com um pincel bem fofo.

Como escolher o pó ideal
- Ele deve ser no mesmo tom da sua base e testado no rosto no momento da compra.
- Se for usar depois da base, teste sobre a base e se for usar sozinho, teste sobre a pele limpa.
- Tenha em mente o efeito desejado e escolha: você quer um pó para cobertura leve, para uma cobertura mais pesada, para usar depois da base ou sozinho?
- Caso sua pele seja oleosa, prefira as versões não comedogênicas (que não obstruem os poros) e Oil-free para evitar novos cravos e espinhas.

Tipos de pele na aplicação do pó:
Pele seca: na pele seca a aplicação deve ser feita apenas nos locais que aparecem focos de oleosidade ao decorrer do dia, normalmente a zona T do rosto. Visualizem melhor na imagem:
Oleosa: na pele oleosa aplicação pode ser feita levemente em todo o rosto.
Mistas: deve ser aplicado levemente nos locais que aparecem focos de oleosidade ao decorrer do dia.

Dicas:
- Se você não quer evidenciar linhas de expressão, não passe perto dos olhos.
- Nao use pó quando a sua pele estiver descascando do sol ou por qualquer outro motivo. Ele vai mostrar ainda mais as pelinhas indesejáveis.
- Nao exagere no pó, isso nao se usa mais.  
- Para aplicar passe levemente o pincel no pó, retire o excesso e aplique na zona T (centro da testa, laterais do nariz, abaixo dos olhos e centro do queixo), de dentro pra fora. Depois, passe um pincel limpo no rosto para remover o excesso. Na hora da aplicação, passe o pincel no pó e de um leve assopro no pincel para retirar o excesso, isso sem dúvida ajuda muito.
- Se você precisar retocar o pó depois de um dia muito quente ou no meio de uma festa, passe um lencinho removedor de oleosidade, que tira o brilho sem estragar o make. Depois, aplique uma camada bem fina de pó.
- Com o pincel a aplicação é mais leve, desta forma nos dá mais segurança, pois é difícil pesar a mão com o pincel. Pode ser usado com o pó solto ou compacto.
- Sempre preze a parcimônia na hora da aplicação. O pó evidencia muito que maquiagem foi passada no rosto. O ideal é que a pele aparente beleza como se fosse natural. Aplique pouca quantidade sempre, apenas o necessário.
- Se  tem a pele mais madura evite carregar no pó, pois ele irá evidenciar as linhas de expressão. Para peles maduras o ideal é abusar de bases com acabamentos mais frescos e hidratantes, para dar um ar rejuvenescido na pele.

Maquiagem HD
A tendência atual de maquiagem tem levado cada dia mais a uma maquiagem mais natural. Por isso foram lançadas maquiagens HD (Alta Definição) já falamos sobre ela por aqui. 
 Se você reparar, todas as maquiagens hoje são vendidas com a idéia de parecer natural, não tem porque querer andar na contramão com algo que só vai te prejudicar visualmente.
O pó não só serve para tirar o brilho da pele, dando aquele acabamento matte, como também ajuda a fixar a maquiagem, porém, não se deve esquecer, no entanto, que o pó é um acabamento, e não uma cobertura, ou seja, é preciso usá-lo com moderação.

Efeitos do pó HD:
Matte: o acabamento é aveludado e sem brilho. Este é o tipo de pó mais comum. Ideal para peles oleosas, porém pode ser usado por peles secas.
Micronizado: existem várias marcas que investiram em pós que dão um glow para a pele. Ele possui micropartículas iluminadoras, mas não chegam a ter tantas como um iluminador facial. Não aconselho o uso do micronizado em peles oleosas, pois o efeito pode ser o contrário do desejado.

Dica de compra:


Você conhece o Pó Compacto HD da Ares?
Ele é livre de parabenos*, garante suavidade e sedosidade à pele, além de ter uma excelente espalhabilidade. Aumenta em até 30 vezes
 a proteção natural da pele exposta ao sol e possui filtros UVA e UVB que previnem a pele contra as queimaduras solares e envelhecimento precoce. Combate também a ação dos radicais livres, promovendo
 um efeito antienvelhecimento.

Quer mais proteção que essa?

Compre pelo nosso whatsapp 11 970867948

*Parabenos: De acordo com a Anvisa, Agência de Vigilância Sanitária, os parabenos são substâncias utilizadas nas formulações dos cosméticos para a conservação dos mesmos, afim de evitar a contaminação de micro-organismos. Por apresentarem baixo custo, são bastante empregados em diversos cosméticos e até alimentos para preservar a conservação dos produtos.


Gostou?
Compartilhe!