quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Vaso Growth: Vaso aumenta de tamanho conforme a planta cresce


Criado pelo estúdio londrino Ayaskan, o vaso Growth vai crescendo junto com a planta

Ao cultivar em casa uma muda ou uma jovem planta em um vaso pequeno, você já sabe, que após certo tempo, terá inevitavelmente que transplantá-la para um recipiente maior, a fim de que o exemplar consiga se desenvolver melhor e ter mais terra, mais nutrientes e mais espaço disponível para as raízes. Mas com o vaso Growth (crescimento, em tradução livre), a ideia é que essa preocupação simplesmente desapareça. 

Durante a conclusão de um curso realizado em julho de 2015, no Royal College of Art, em Londres, as irmãs gêmeas Begum e Bike Ayaskan projetaram o inventivo recipiente que oferece a possibilidade de ter seu tamanho aumentado conforme a planta cresce.

Inspirado nos origamis, o objeto é composto de malha de polipropileno com dobras triangulares que se abrem à medida que a planta "clama" por mais espaço. "Nós tivemos que olhar para métodos que nos dariam uma transformação em todas as dimensões e o origami era a ferramenta perfeita para começarmos a experimentar nosso conceito", diz Bike Ayaskan.

As dobras triangulares do vaso se abrem para dar mais espaço à planta.

Destinada a acomodar uma única planta, a peça é capaz de expandir até seis vezes o seu volume. Segundo as profissionais do Studio Ayaskan, com sede em Londres e Istambul, o lançamento comercial do vaso está previsto para os próximos meses.



Gostou?
Compartilhe!