terça-feira, 13 de outubro de 2015

Outubro Rosa



Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.


No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres - são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura. Neste ano, a campanha terá uma série de atividades espalhadas pelo país.

Estrelas convidadas a participar da campanha tiveram uma surpresa. Mais de 50 mil casos da doença são registrados por ano só no Brasil.



Saiba como participar do movimento:



O Shopping Iguatemi, além de também iluminar sua fachada até o dia 19, fará uma edição adicinoal da campanha anual Estacionou Doou. No dia 15 de outubro será feita uma doação de toda a receita líquida de um dia de arrecadação do estacionamento do shopping para a ONG Américas Amigas, que luta pela diminuição do número de mortes causadas pelo câncer de mama no Brasil.
SHOPPING IGUATEMI, Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232.


Quem visitar o Continental Shopping a partir de 6 de outubro encontrará diversas ações conscientizadoras. A mostra "Intervenção Rosa", no Espaço Cultural, reúne fotos de 11 pacientes que tiveram o diagnóstico do câncer de mama e já fizeram o tratamento. Nas imagens as mulheres vestem sutiãs customizados por alunos do Senac e pelo programa Itaú Viver Mais, com a parceria das marcas Fruit de La Passion e Dudalina. No mesmo período, a Associação Brasileira dos Artistas Plásticos Contemporâneos realiza uma exposição com a curadoria de Robert Richard e obras feitas pelo Grupo Onze (grupo de onze mulheres artistas plásticas) que traz sete portas em tamanho real, representando diversos depoimentos que revelam gestos e atitudes de mulheres que independentemente da doença batalham pela vida. 

Já nos dias 8 e 22 de outubro o Continental promoverá palestras gratuitas sobre câncer de mama com diversos especialistas com a parceria do Instituto Quem Ama a Mama. A instituição disponibilizará aos clientes do shopping cartilhas de prevenção e informações gerais sobre a doença.
CONTINENTAL SHOPPING, Espaço Cultural (3º piso), Avenida Leão Machado, 100, Jaguaré.

A ação "Maquiagem é muito mais que uma simples pintura no rosto", idealizada pelo maquiador Anderson Bueno, existe há mais de 10 anos e traz um curso gratuito de automaquiagem para pacientes em alguns hospitais de São Paulo. 

Jundiaí
A cidade terá uma abertura oficial da campanha, no dia 1º às 13h30, no anfiteatro do Hospital Universitário, com um bate-papo sobre prevenção do câncer de mama com os mastologistas Milzen Giatti e Marcelo Cesario e a psicóloga Joana D’Arc Cortines. Já no dia 7, a Secretaria de Esportes vai levar as mulheres que frequentam as atividades nos diversos centros esportivos da cidade para uma atividade no Teatro Polytheama. Será exibida a peça "Senhor Dodói", a partir das 15h30, e na sequência terá palestra sobre prevenção do câncer de mama, com a equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher.

No dia 19, a 2ª Caminhada Rosa Contra o Câncer de Mama no Parque da Cidade terá concentração a partir das 8h30, na Praça Pôr do Sol, com uma animada aula de zumba e a participação da Bateria da Saúde, da Cia. Paulista de Artes. A primeira edição recebeu mais de duas mil pessoas. É só chegar no horário para participar!

Além dessas atividades, todas as unidades de saúde da rede pública intensificarão as ações de prevenção da doença e a realização da mamografia. 

Osasco

Até o dia 12 deste mês fica em cartaz no Osasco Plaza Shopping a exposição fotográfica “De Peito Aberto - a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, que retrata a doença sob uma perspectiva mais humana e sensível.

E no dia 1º, às 19h, no mesmo local será realizada uma palestra com a participação de pacientes, médicos, profissionais de saúde, especialista em seguro para a mulher e a população em geral, para levar informações sobre o câncer de mama e assim ajudar a quebrar mitos e paradigmas que envolvem a doença.

OSASCO PLAZA SHOPPING. Rua Ten. Avelar Pires de Azevedo, 81, Centro. Tel. (011)2117-2777.

Ribeirão Preto

A Corrida Outubro Rosa - idealizada pelo InORP (Instituto Oncológico de Ribeirão Preto) - tem 100% da verba arrecadada nas inscrições destinada ao IEPO, Instituto de Ensino e Pesquisa em Oncologia de Ribeirão Preto. Com as categorias de "Caminhada 3 km" e "Corrida 5 km", é aberta ao público mediante inscrição prévia no site. A caminhada será realizada no dia 4, com largada e chegada no Shopping Iguatemi, às 8h. Como as inscrições já estão fechadas, apareça para torcer.

SHOPPING IGUATEMI. Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900, Vila do Golf. Tel. (016) 3602-7434.

Taubaté

No dia 1º de outubro, às 19h, acontecerá o 2ª Desfile do Outubro Rosa GAPC - Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer em parceria com o Taubaté Shopping. Além das modelos voluntárias da agência Mega Model, pacientes do GAPC que superaram ou que estão lutando contra o câncer também participarão.

O desfile acontecerá na praça de eventos do Taubaté Shopping. Haverá também uma apresentação especial da orquestra Jovisom. O evento é aberto ao público. (Para mais informações, ligue: (12) 3622-6665).

Barueri
No dia 31 de outubro, a Philips, em parceria com a prefeitura da cidade, realizará um jantar beneficente em prol do combate ao câncer com um show da cantora baiana Ana Mametto, apresentando um repertório de Dorival Caymmi. Toda a verba arrecadada com o show será destinada ao Núcleo de Combate ao Câncer de Mama. O preço dos ingressos é R$150 e o jantar está marcado para às 20h. 

BUFFET APOGEO, Av. Tamboré, 1007, Tamboré.


Gostou?
Compartilhe!!!