quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Como Fazer um Bazar na sua Garagem ou na sua Casa




Você está procurando uma boa maneira de se livrar da bagunça da sua casa e, ao mesmo tempo, ganhar um dinheiro extra? Fazer um bazar na sua garagem ou mesmo no quintal da sua casa pode ser a saída. Bazares de garagem são fáceis de planejar e administrar, e eles podem transformar as grandes e pesadas pilhas de pratos e lâmpadas velhas em pilhas de dinheiro menores e mais fáceis de controlar. 


Passos

1

Reúna artigos para vender. Procure nas caixas que estão no sótão, no galpão, nos armários ou na garagem, separando os itens que você pode vender. Depois, vasculhe todos os cômodos da sua casa a fim de identificar coisas que você não precisa mais. A maioria de nós tem problemas em se desfazer das coisas, mesmo que a gente nunca as use: se você não tem usado alguma coisa há mais de um ano, isso é um bom sinal de que você não irá sentir falta dela!





2
Na medida em que você for identificando os artigos para venda, registre-os em uma folha de papel. Muitas pessoas pulam esse passo, mas ele pode fazer com que o seu bazar ocorra com mais tranquilidade. As etiquetas de preço têm a estranha mania de se perderem em bazares, e é complicado fixar um preço justo ali na hora, especialmente se você tiver outras pessoas lhe fazendo perguntas ou se você estiver fazendo um bazar “multi-familiar”. Uma lista de registro dos itens resolve esse problema. Saiba que você não precisa registrar tudo: se você tem uma caixa de livros em que cada um custa R$ 0,25, registrar cada um deles é uma perda de tempo.



3
Analise sua lista de registros completa e atribua um preço razoável para cada item. Se você simplesmente quer se livrar de uma bugiganga velha, fixe-lhe um preço equivalente. Para artigos que sejam mais valiosos, uma regra geral é lhe atribuir um preço equivalente a ¼ ou menos do que você pagou originalmente. É claro que você pode abrir exceções para algumas coisas, tais como antiguidades valiosas ou coisas praticamente novas. Lembre-se, no entanto, que os compradores de bazares estão procurando por pechinchas e, caso você não queira empacotar tudo de volta para a sua casa no fim do dia, você precisa dar às pessoas os preços baixos que elas estão procurando. Algumas pessoas não vão a um bazar de garagem para pagar mais de 10% do preço de venda do produto.

4

Coloque uma etiqueta de preço escrita em cada mercadoria. Usar etiquetas coloridas e chamativas tornará mais fácil para os clientes encontrarem o preço e irá economizar o seu tempo no dia do bazar. Você pode usar etiquetas adesivas ou uma “etiquetadora”. Se você tiver vários produtos similares que tenha o mesmo preço (e.g. livros), não se preocupe em etiquetá-los individualmente; coloque-os em uma caixa e ponha uma etiqueta nela. Se você não tiver etiquetas adesivas, você também pode usar pequenos pedaços de fita adesiva/fita crepe.



5

Verifique na cidade ou na associação do bairro se é necessário obter uma permissão e, se for, obtenha-a. Muitas cidades possuem restrições quanto à colocação de sinalizações, aos horários de funcionamento, à frequência, etc. É melhor gastar tempo se informando e pagando o necessário para obter uma permissão, do que arriscar perder mais dinheiro com o pagamento de uma multa do que o que você ganhou com o bazar.






6
Defina uma data e um local para o seu bazar. Geralmente, um bazar de dois dias é o ideal em finais de semana no verão – especialmente sextas e sábados – são os melhores períodos. Veja a previsão do tempo e tente evitar chuva, e tenha cuidado quanto a agendar seu bazar durante eventos especiais e feriados, pois muitos potenciais clientes poderão ter um programa melhor para fazer. Além disso, evite realizar um bazar se a principal via de acesso até ele estiver sendo reformada ou interditada. Se você fizer um bazar com uma só família, sua localização não será um problema, no entanto, se você fizer um bazar “multi-familiar” ou um bazar de caridade, tenha o cuidado de escolher um lugar que seja grande o suficiente para caber os produtos de todos e um local que seja fácil de ser encontrado e de fácil acesso – de preferência, mas não necessariamente, perto de uma avenida principal.



7
Divulgue o seu bazar. É possível negociar com o jornal local para divulgar o seu bazar. Para um bazar de Sexta-Sábado ou de Sábado-Domingo, você precisa anunciá-lo apenas na quinta, sexta e talvez no sábado, mas tome cuidado para que o seu anúncio chegue ao jornal antes do prazo, o qual pode se encerrar vários dias antes. Você também deveria divulgá-lo nos jornais semanais gratuitos que algumas comunidades possuem e também nos quadros de avisos em supermercados e comércios locais. Não subestime a internet também: se você estiver numa área metropolitana, um lugar bom e gratuito para você começar é o Craigslist (veja os links externos abaixo). Não se esqueça de incluir as informações básicas – os dias e o período do bazar, bem como o endereço (com as direções e pontos de referência se for difícil de encontrá-lo) – e liste os artigos específicos que você tem à venda, particularmente os itens de alto valor ou as antiguidades. Em outros países, é possível divulgar os bazares de graça em sites como o salenook.com, que interage com o Google Maps para atender aos bazares.
 Se você optar por divulgar seu bazar, uma possível desvantagem é que as pessoas poderão aparecer antes (às vezes até de madrugada) para tentar pegar os melhores artigos.




8
Arrume o seu jardim e/ou sua garagem. Você limparia a sua casa se fosse tentar vendê-la, certo? Os clientes de bazares tendem a comprar mais (e a preços maiores) se as mercadorias aparentarem vir de uma boa casa, com donos que se importam com suas coisas. Além disso, eles tendem a se sentir mais confortáveis em parar e procurar produtos se o espaço do seu bazar for atrativo e limpo.








9
Faça letreiros/cartazes alguns dias antes do bazar. Se você tiver sorte, o jornal poderá lhe fornecer alguns letreiros como parte da publicidade que você contratou. Mas você também pode comprar ou fazer seus próprios letreiros/cartazes usando cartolina ou papelão. Se as crianças forem fazer os cartazes, é preciso orientá-las bem. Cores evidentes e fortes, com letras simples e com equipamentos robustos são essenciais. Lembre-se que o letreiro/cartaz deverá ser perfeitamente legível para as pessoas que estão dirigindo por ali e deverá aguentar o vento, a chuva ou o calor, caso você o coloque alguns dias antes do bazar. Informe a data e o período do bazar, o local e – se houver espaço – liste alguns itens que estarão à venda.



10
Pendure seus letreiros/cartazes alguns dias antes do bazar, em lugares com bastante movimento. Faça com que seus sinalizadores sejam, de alguma maneira, distintivos e com que sejam todos iguais. Isso será extremamente importante se houver outros bazares no mesmo final de semana. Não se esqueça de colocar um letreiro/cartaz na entrada do seu bairro ou na frente da sua casa! Se você mora perto de uma via principal, pendure os letreiros/cartazes em postes telefônicos ou nas placas de sinalização nos cruzamentos (cruzamentos com sinais de Pare ou semáforos são ótimos). Desenhe setas nos letreiros/cartazes, apontando para o local do seu bazar. É uma boa ideia checar com a prefeitura ou com associação do bairro se há regras com relação à sinalização, para que você não entre em atrito com as autoridades locais. Se você mora num local fora de mão, trace um “caminho” com os seus letreiros/cartazes que seja fácil de ser seguido; coloque uma sinalização em cada esquina onde o comprador deve virar. Pode ser que as pessoas não consigam ler seu letreiro/cartaz direito, de modo que um letreiro/cartaz faltante poderia perder seus clientes.



11
Verifique se você tem uma mesa com espaço suficiente. Embora os clientes de fato vejam e comprem itens que estão no chão, é importante ter mesas suficientes para colocar os artigos pequenos, protegendo-os e garantindo que as pessoas os vejam. Você pode usar mesas e estantes da sua casa, ou você pode alugar mesas dobráveis, caso não tenha mesas suficientes.








12

Tenha bastante troco e dinheiro em caixa. A não ser que você tenha bastante trocado em casa, é provável que você tenha que ir ao banco no dia anterior ao bazar, a fim de pegar algumas moedas e notas miúdas. Você precisará dar troco para diversos clientes, portanto, tenha uma pochete para organizar o seu dinheiro.













13

Organize a manhã do dia do bazar. Acorde cedo para que você tenha bastante tempo para ajeitar sua área de venda. Os clientes experientes de bazar geralmente chegam antes do horário estabelecido, a fim de checar as melhores mercadorias, e esses clientes chegam dispostos a comprar. Tenha tudo pronta uma ou duas horas antes do horário estabelecido.








14

“Mantenha sua vitrine visualmente atrativa”. Muitos clientes em potencial irão passar de carro antes, de modo que seu bazar deve parecer intrigante e organizado o suficiente para que eles parem. Portanto, tire os artigos das caixas onde você os guardou, de modo que as pessoas que passarem vejam os produtos e não apenas um monte de caixas de papelão. Coloque itens valiosos (produtos semi-novos, antiguidades, equipamentos grandes, etc.) mais perto da rua. Organize suas mesas de modo que os artigos sejam ordenadamente dispostos, deixando um espaço para que as pessoas possam inspecioná-los confortavelmente. Em vez de colocar as roupas dobradas em uma mesa, pendure-as em um varal amarrado nas árvores ou no teto da sua garagem, perto da porta. É mais fácil de olhar roupas penduradas e você não precisará se preocupar em dobrá-las novamente sobre a mesa.




15

Seja um vendedor animado. Conduzir um bazar não é igual a trabalhar em uma loja de varejo, portanto, deixe o vendedor (ou a vendedora) dentro de você sair. Cumprimente seus clientes com um sorriso amigável assim que eles chegarem. Você quer que as pessoas se sintam confortáveis no seu bazar, portanto os cumprimente como se você fosse um empresário. Além disso, divulgue os seus artigos com orgulho. Ofereça pacotes (se uma pessoa comprar o liquidificador, por exemplo, por que eles não comprariam as taças de margarita também?), e recompense os grandes compradores com descontos por quantidade. Não espere que as coisas se vendam sozinhas.



16
Tenha uma ajuda extra à disposição. Sempre tenha diversas pessoas no bazar – é importante para sua segurança pessoal e comodidade. Dessa forma, você pode fazer uma pausa para ir ao banheiro quando precisar e pode manter as coisas em ordem. Na medida em que o seu bazar for avançando, as coisas irão, inevitavelmente, ficar bagunçadas e desorganizadas (e, possivelmente, até quebradas). Se você quiser vender tanto quanto possível, você deve tentar deixar “as coisas parecendo bonitas”. Deixe todos os livros com a lombada aparecendo, deixe todas as roupas em cabides. Você pode precisar redobrar as roupas ou toalhas frequentemente. Deixe todos os artigos coloridos e vívidos, bem como as coisas mais novas, na parte da frente do seu jardim e em cima de todas as pilhas.



17
Negocie com os pechinchadores. Embora os seus preços estejam claramente marcados, algumas pessoas tentarão pechinchar. Entre no jogo, pechinchar pode ser uma experiência divertida e você provavelmente fará mais vendas se estiver disposto a recompensar esses “caçadores de barganha”. Não tenha medo de recursar uma oferta, mas leve todas as ofertas em consideração. Afinal de contas, você está tentando se livrar dessas coisas. Certifique-se de não baixar os preços cedo demais. Uma refutação bem-sucedida a um pechinchador poderia ser “Eu não posso baixar o preço antes das 10h da manhã, nós acabamos de começar”. Se você seguir os passos anteriores, você deverá ter um fluxo de pessoas que irá pagar o preço cheio.



18


Ofereça negócios de última hora. Se você ainda tiver mercadorias sobrando nas horas finais do seu bazar, vá em frente e reduza os preços. Ofereça negócios do tipo “compre um, leve outro” ou descontos por quantidade. Diga “O que acha de levar esses dois produtos pelo preço de um?”. Faça tudo o que puder para fechar a venda, especialmente se você planeja doar ou jogar esses itens fora, de qualquer forma.







19

Pegue os atrasados. Se você esperar até depois do tempo estabelecido para começar a empacotar as coisas, você verá que alguns pechinchadores podem aparecer. Às vezes, as pessoas virão para lhe oferecer um preço fechado por toda a carga de produtos!









20
Depois do bazar, faça um bazar de garagem gratuito. Assim que você tiver acabado de vender, coloque um anúncio no www.craigslist.org ou no freecycle.org local e anuncie os produtos restantes de graça. Você pode deixá-los no jardim para que as pessoas os peguem, enquanto você fica lá dentro contando seu dinheiro. Não jogue fora produtos potencialmente úteis e não leve a bagunça indesejada de volta para sua casa somente porque você não conseguiu vender, a não ser, é claro, que você pretenda fazer outro bazar dentro de alguns meses. Nesse caso, empacote suas mercadorias e as coloque em um lugar seco e onde não atrapalhem, deixando-os facilmente à mão para seu próximo bazar de garagem/jardim.




21
Retire sua sinalização logo após o bazar, bem na hora de fechamento.Seja um bom vizinho e um bom membro da comunidade! Ninguém gosta de aparecer em um bazar depois que ele já acabou, assim como ninguém gosta de ver letreiros/cartazes velhos, desbotados e despedaçados afixados em postes.









22

Convide seus amigos a participar. Embora você já tenha o suficiente, seus amigos podem querer vender pelos menos 2 ou 3 itens grandes e/ou roupas no seu bazar. Você o organizou, agora colha os frutos! Peça que eles façam uma lista de registros, a fim de evitar aborrecimentos no futuro. Pechinchar as mercadorias dos seus amigos somente deve ser feito com a permissão deles. “Não é meu, então eu terei que manter esse preço para você e para os demais compradores” é uma possível fala para não se comprometer com a barganha.





23
Proteja a área *Fique de olho nos clientes. Um bazar na sua garagem atrai todo tipo de pessoas, inclusive trombadinhas. Enquanto as pessoas souberem que você está observando, provavelmente você não terá maiores problemas, mas se alguém roubar um produto pequeno, provavelmente não valerá a pena confrontá-lo. Se você suspeitar que alguém roubou algo valioso, confronte-o com tato e se necessário chame a polícia, mas não o prenda.
Tome cuidado com a sua caixa de dinheiro. Qualquer um pode pegá-lo e roubar o dinheiro que você ganhou, portanto, tenha o cuidado de deixar alguém sempre de olho nele. Tente não deixar mais do que R$ 40,00 na caixinha, por vez. Dessa forma, se alguém de fato o roubar, ele não irá obter tanto dinheiro. Seria melhor ainda se você não usasse um caixa. Alguém pode tentar roubar todo o seu dinheiro ou até mesmo tentar comprar a sua caixa de dinheiro! Use uma pochete e, se possível, deixe as notas grandes (R$ 50,00 e R$ 100,00) na sua casa. Uma boa pochete tem dois bolsos, de modo que você pode deixar as notas no compartimento maior e as moedas no compartimento menor.

Se alguém realmente precisar ir ao banheiro, direcione-o ao prédio público mais próximo ou faça com que alguém da sua família (ou você) leve a pessoa até o banheiro e espere até que ela saiu, evitando quaisquer problemas lá dentro. Você não tem obrigação de deixar ninguém entrar na sua casa, mesmo que seja para usar o banheiro, mas você pode abrir exceções para crianças pequenas e para os mais velhos.