terça-feira, 3 de novembro de 2015

DIY - Árvore Genealógica


Fácil de fazer, a árvore genealógica de "scrapbook" ajuda a contar a história da família para a criança de forma lúdica.

Confira os materiais necessários para fazer a árvore genealógica: 


1 folha para "scrapbooking" vermelha (30 cm x 30 cm); 1 folha para "scrapbooking" marrom (30 cm x 30 cm); 1 folha para "scrapbooking" branca (30 cm x 30 cm); 1 folha para "scrapbooking" decorada (30 cm x 30 cm); 1 cola livre de ácido; 1 "sticker" (etiquetas adesivas) de letras; 1 rolo de "fita banana" (fita adesiva de espuma); 1 pedaço de fita de cetim de 0,5 cm de largura e 10 cm de comprimento; 15 minipregadores; 1 lápis preto; 1 régua, 8 a 12 cristais autocolantes de 0,5 cm e fotos dos familiares em tamanho 3 cm x 4 cm. As folhas coloridas para "scrapbooking" podem ser substituídas por cartolinas coloridas.

1- O primeiro passo para a confecção da árvore genealógica é desenhar a lápis, na folha marrom, uma árvore com, pelo menos, quatro galhos. Depois de pronta, recorte.

2-Com a tesoura aberta, raspe, com suavidade, todo o contorno da árvore. O truque dá um efeito mais rústico à árvore genealógica e cria uma ilusão de volume para que a colagem não fique totalmente chapada.

  


3-Pegue a folha de "scrapbooking" vermelha e centralize o tronco da futura árvore genealógica nela (caso for usar cartolina, corte-a no tamanho 30 cm x 30 cm) para ter ideia de onde fixá-la. No verso da árvore, espalhe cola em toda a extensão e cole-a no papel.

4-Nessa etapa da confecção da árvore genealógica, você vai desenhar, a mão livre, na folha de "scrapbooking" branca, quatro corações de tamanhos diferentes. Um com mais ou menos 3 cm na parte mais larga e os demais com 4 cm, 5 cm e 6 cm, respectivamente. Recorte-os um a um. Eles servirão de molde.

  


5-Para continuar a produção da árvore genealógica, posicione os moldes, feitos anteriormente no papel branco, sobre a folha decorada de "scrapbooking" e desenhe 15 corações de 6 cm, 15 corações de 5 cm, 10 de 4 cm e 10 de 3 cm. Recorte-os um a um.

6-No total, você terá 50 corações de tamanhos diferentes, que, juntos, formarão a copa da árvore genealógica.





7-Para dar continuidade à produção da árvore genealógica, aplique cola apenas na metade inferior dos corações.

8-Agora você tem de fixar os corações no tronco da árvore genealógica. De dentro para fora do galho, vá colando os corações, alternando os tamanhos. Deixe as pontas superiores dos corações soltas e ajeite-os por trás uns dos outros, antes de colar.

 



9-Cole os corações, um a um, até completar a copa da árvore genealógica, aproveitando bem o espaço da folha vermelha que lhe serve como fundo.

10-Nessa fase da confecção da árvore genealógica, você vai fazer molduras para as fotos, usando a folha branca de "scarpbooking". Para isso, basta desenhar retângulos de 3,5 cm x 4,5 cm. Depois recorte-os um a um.

 


11-Esse é o momento de fixar as fotos que irão compor a árvore genealógica nas molduras de papel branco, feitas anteriormente. Para tanto, coloque pouca cola bem no centro das molduras. A cola livre de ácidos não altera a cor da foto com o passar do tempo. Daí a importância de utilizá-la nesse tipo de projeto.

12-Coloque um pedaço de "fita banana" (fita adesiva de espuma) de mais ou menos 1 cm atrás de cada foto. A fita vai permitir que as fotos ganhem um certo relevo na composição da árvore genealógica.

       


13-Pegue o corpo da árvore genealógica, feita anteriormente, e posicione todas as fotos sobre ela, sem ainda remover a proteção da fita. Depois que tiver definido os locais para fixação, cole as imagens. A foto da criança deve ficar na parte superior do tronco. As fotos do pai e da mãe devem ser colocadas nas folhas (corações), uma de cada lado do filho. A partir dessas imagens, vá colocando os familiares do lado paterno e materno.

14-Esse é o momento do acabamento da árvore genealógica. Decore cada minipregador com um pedaço da fita de cetim. Para fixá-la na peça, dê dois nós. Corte as pontas da fita.

 

  


15-Fixe um minipregador decorado na foto da criança, que está na base da árvore da árvore genealógica.

16-Fixe os demais pregadores nas outras fotos, alternando as posições horizontal e vertical das peças, para dar mais destaque à decoração da árvore genealógica.


  


17-Com o"sticker de letras"(etiquetas adesivas), escreva um título para a sua árvore genealógica.

18-Espalhe alguns cristais autocolantes, aleatoriamente, por toda a árvore genealógica.


 



19-A árvore genealógica pode virar um quadro e ser instalada no quarto da criança, com ou sem moldura. Ela também pode ser usada como a capa de um álbum de "scrapbook", onde podem fixadas mais fotos de parentes próximos.




Projeto: Gabi Dardis, da Mimos Exclusivos para Ateliê Maria Flor (www.ateliemariaflor.com.br)

vi aqui



Gostou?
Compartilhe!